BC faz seminário para divulgar novas regras dos cartões de crédito que entram em vigor dia 1º de junho
- Do O Globo - Um seminário na próxima terça-feira será o pontapé inicial do Banco Central (BC) para a divulgação das novas regras para cartões de crédito, que entram em vigor no dia 1º de junho.
Para alcançar o maior público possível, o seminário reunirá representantes de todos os Procons do Brasil, entidades de defesa do consumidor e representantes do setor bancário. E para chegar diretamente aos consumidores, o BC colocará em seu site, também na terça-feira, uma cartilha, em linguagem simples. Entre as novidades estão a limitação da cobrança de tarifas a apenas cinco e o aumento do percentual de pagamento mínimo para 15%. Além disso, só poderão ser oferecidos dois tipos de cartão, o básico e o diferenciado, mostra reportagem de Nadja Sampaio,publicada neste domingo no jornal O Globo.
Sergio Odilon dos Anjos, chefe do Departamento de Normas do BC, explica que muitas das novas normas foram fruto de demandas enviadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), que reúne as reclamações do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec): - Recebemos subsídios de instituições, de reclamações dos Procons e do próprio banco de dados do BC. E uma das reclamações mais comuns era sobre tarifas Tínhamos mais de 80 tarifas de cartões de crédito, que foram resumidas em cinco. Isso dará maior transparência para o mercado, mais facilidade para o consumidor entender e comparar e maior competitividade ao setor.
Outra novidade que facilitará a vida do consumidor, segundo Odilon dos Anjos, é a redução dos tipos de cartões a dois: o básico e o diferenciado. O básico, esclarece, terá de ser oferecido obrigatoriamente pelos emissores e deverá ter o menor preço de todos.- No cartão diferenciado, os emissores poderão fazer parcerias com outras empresas, oferecer milhagem, programas de benefícios e recompensas, porém todos os custos deverão estar na tarifa de anuidade. Ficará mais fácil para o consumidor comparar os cartões. Mesmo o cartão internacional terá de ser emitido nesses dois tipos, porém, o básico, por ser internacional, poderá ter a anuidade mais cara que a do cartão nacional - explica.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/seubolso/mat/2011/05/21/bc-faz-seminario-para-divulgar-novas-regras-dos-cartoes-de-credito-que-entram-em-vigor-dia-1-de-junho-924510068.asp#ixzz1N5nZtiOR