Veja atualização desta matéria em 01/06 no Jornal Integração Brasil Online:
- Da Agência Estado - Cédulas manchadas com tinta rosa estão circulando no comércio do país.
Em nota divulgada nesta quarta-feira (18), o Banco Central (BC) informou que toda cédula que contiver manchas, rabiscos, símbolos ou desenhos deve ser depositada ou trocada em estabelecimento bancário."A população e o comércio devem recusar o recebimento de notas do real marcadas", afirma a nota, em resposta às dúvidas sobre o destino das cédulas manchadas com tinta vermelha. Estas notas são manchadas como forma de combater furtos a caixas eletrônicos.
O BC esclarece que, caso alguma cédula marcada seja recebida inadvertidamente, ela deve ser encaminhada a um estabelecimento bancário, que entregará um recibo a quem apresentou a cédula. A cédula será então encaminhada ao BC para exame e destruição. Caso a nota seja legítima, a pessoa que a apresentou será ressarcida.
Assista a matéria do Jornal Hoje da Globo:
O dinheiro manchado com tinta rosa começou a chegar de repente nas mãos dos brasileiros.Tem gente que tem medo da situação e prefere esconder o rosto para falar que foi forçada a receber dinheiro tingido como troco, num supermercado.
Foram explosões criminosas de máquinas que deixaram as marcas no dinheiro.Quando os caixas eletrônicos são destruídos, um dispositivo despeja tinta rosa nas notas. Doze mil caixas eletrônicos espalhados pelo país já contam com o sistema de segurança.
Os ataques a caixas eletrônicos se intensificaram desde abril. Foram 45 casos registrados na Grande São Paulo até a semana passada. Quase um por dia. Uma estatística que acaba de ser divulgada pela secretaria de segurança pública de São Paulo. Mostra que os ladrões podem ter migrado de um crime para outro. Em abril houve queda nos índices de roubos a bancos e roubo de cargas.