Página na internet da Petrobrás ficou indisponível a partir das 13h.
Ataque foi reivindicado pelo grupo de hackers LulzSecBrazil
O grupo de hackers LulzSec utilizam a marca para assinar seus ataques. - Do G1 -
O site da Petrobras saiu do ar na tarde desta quarta-feira (22), voltando a funcionar em alguns momentos. A queda foi reivindicada pelo grupo de hackers LulzSecBrazil, que publicou no Twitter ter atacado a página da instituição. Mais cedo, o grupo havia anunciado no microblog que iria derrubar outro site do governo às 13h. Durante a madrugada, os portais presidencia.gov.br e brasil.gov.br ficaram fora do ar.
A página da Petrobras já havia ficado indisponível na manhã desta quarta (22) durante alguns minutos. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, houve apenas uma instabilidade. Sobre o ataque desta tarde, a assessoria disse não ter conhecimento.
A tática utilizada pelo grupo teria sido a de “negação de serviço”, conhecida pelas iniciais em inglês DDoS (Distributed Denial of Service). O objetivo dessa ação é tornar o serviço indisponível.Como justificativa para o ataque, os hackers publicaram mensagens no Twitter criticando o alto preço dos combustíveis no país. “Acorda Brasil! Nao queremos mais comprar combustivel a R$2.75 a R$2.98 e expotar a menos da metade do preco! ACORDA DILMA!”.A Secretaria de Imprensa da Presidência da República divulgou uma nota oficial informando que o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) detectou e bloqueou uma tentativa de ataque de hackers às páginas da Presidência da República, Portal Brasil e da Receita na internet nesta madrugada.
Veja mais aqui: http://integracaobrasil.blogspot.com/2011/06/kackers-atacam-sites-da-presidencia-da.html