- Da Folha/Uol -O pastor
Valdemiro Santiago, líder da
Igreja Mundial do Poder de Deus, faz esta semana sua maior aposta em meios de comunicação. E não será uma aposta no Brasil, mas nos EUA. O religioso tem nesta quinta, no momento em que você lê este texto, emissários nos EUA negociando a compra de um canal 24 horas de TV a cabo, voltado aos brasileiros e hispânicos residentes. O canal de Santiago deve ficar sediado na Flórida, costa leste.
Como o SBT não quis...
A oferta da Mundial pelo canal chega a US$ 14 milhões (R$ 25 milhões). Esse dinheiro, provavelmente, seria o montante reservado pela igreja para comprar as madrugadas do SBT, conforme a coluna informou. Como o negócio não se concretizou, o religioso resolveu diversificar e abrir novos mercados...
Valdemiro Santiago prega na Igreja Mundial, na unidade do Brás. Foto: Mastrangelo Reino/Folhapress.
Rede Mundial
No exterior, a Mundial já tem canal a cabo em Portugal, e no Brasil ela compra horários da RedeTV!, CNT, Band e canal 21 (UFH). Tem igrejas em 13 países, entre eles México, Colômbia e Japão. A partir de amanhã vai ocupar diariamente, das 2h30 às 6h, as madrugadas da Band. Também adquiriu a faixa das 12h às 14h na RedeTV!, tornando-se assim a igreja com mais tempo na TV aberta brasileira.
Rocha no sapato...
A Mundial foi fundada no interior de São Paulo, 13 anos atrás, por Santiago, ex-bispo e dissidente da Igreja Universal. O
rebanho neopentecostal dele é hoje um dos que mais cresce,
que mais doa dinheiro e bens, e que mais paga dízimo em dia. A generosidade dos fiéis pode ser medida pelos investimentos da igreja em comunicação nos últimos três anos. A Mundial é hoje uma ameaça à Universal, e sua teologia, na prática, não difere em nada da teoria da prosperidade seguida por Edir Macedo. Grosso modo:
"você ajuda a obra de Deus (sic), Deus te ajuda".
Só amigos
Anteontem, o diretor do Jurídico da RedeTV!, Denis Munhoz, foi visto entrando na catedral da Fé da Igreja Universal. Bem conhecido entre os fiéis por ter trabalhado muitos anos na Record, a presença de Munhoz imediatamente provocou rumores de que ele estaria voltando à emissora. Nada disso. Ele foi até lá por causa dos contratos da RedeTV!, que vende horários para a Universal.