- Da Redação, com informações da Folha.com - Um objeto ainda não identificado, mais ou menos do tamanho de um botijão de gás, pesando aproximadamente 30 kg, caiu do céu por volta das 6h da manhã, de quarta-feira (22), no povoado de Poços, próximo as cidades de Anapurus e de Mata Roma, no interior do Maranhão.Na queda, o objeto quebrou diversas árvores, com grande estrondo, assustando os moradores de Poços que começaram logo a formar opiniões sobre a procedência da peça.
Alguns chegaram a pensar, até em nave alienígena, enquanto outros acreditavam que aquilo era o prenúncio do fim do mundo. Todos os moradores das redondezas se dirigiam a Poços para ver de perto o objeto, que ao cair, fez um buraco de mais ou menos um metro no quintal de José Valdir Mendes, conhecido como “Pé de Ferro”.
O major da PM Edvaldo Mesquita providenciou que o objeto metálico fosse guardado no quartel até outras determinações. O Comando da Aeronáutica informou que “não dispõe de estrutura especializada” e, portanto, não poderia estabelecer a procedência da peça.
A suposta queda do espaço de uma esfera de metal com cerca de 30 kg assustou moradores da cidade de Anapurus, no interior do Maranhão. Alguns falaram em invasão alienígena e até em indícios do fim do mundo, mas o mais provável é que se trate de lixo espacial.
O objeto caiu próximo a casas no município, que tem cerca de 13 mil habitantes, na manhã da última quarta-feira. Segundo moradores,antes de cair, a bola ainda teria atingido-e destruído- um cajueiro em uma fazenda.
O comandante da Polícia Militar do município determinou que o misterioso objeto fosse levado à delegacia para averiguações.
O caso fez sucesso em vários blogs do Maranhão e levou uma legião de curiosos à pequena cidade para ver a "bola" misteriosa.
Por meio de sua assessoria, a Aeronáutica afirmou que pretende ir até o local do incidente e recolher o material para estudo.
O astrofísico da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) Gustavo Rojas acredita que a esfera metálica seja parte de um foguete Ariane 4, usado para o lançamento de cargas pesadas, pela ESA (Agência Espacial Europeia).Ele consultou a base de dados do Centro de Estudos de Reentrada de Lixo Orbital e verificou que o objeto estava para cair em um local e área compatíveis.
Rojas comunicou a reentrada ao centro, que já entrou em contato com a agência europeia. O grupo agora pede mais informações, como o horário exato e a latitude e longitude da queda.
"O procedimento correto é chamar as autoridades locais e consultar um especialista para identificar o objeto. É importante fornecer os dados precisos da reentrada porque isso ajuda a previsão de futuras quedas de lixo espacial."
O lixo espacial é um problema crescente e há milhares de fragmentos orbitando a Terra. Muitos deles são destruídos na reentrada, mas alguns resistem e podem oferecer riscos. Até agora, no entanto, não houve vítimas fatais em acidentes.
Outra esfera metálica caiu do céu na Namíbia em novembro de 2011
Uma bola metálica com cerca de um metro de diâmetro e seis quilos caiu do céuem 20 de dezembro de 2011 numa região desabitada da Namíbia. As autoridades admitem que se trate do fragmento de um engenho espacial.
O objeto é muito parecido com a esfera que caiu no Maranhão.
A imagem do artefacto divulgada pelo National Forensic Institute. A bola foi encontrada a 750 quilometros de Windhoek, a capital namibiana. Foto: National Forensic Sciense Institute/AFP.
De acordo com o director da Polícia forense local, Paul Ludik, a esfera é feita de uma liga metática "conhecida pelo homem". Paul Ludik diz ainda que os habitantes da aldeia local escutaram várias pequenas explosões há cinco dias.
Feita com dois hemisférios soldados, a esfera foi encontrada numa cratera com 3,8 metros de diâmetro e 33 centímetros de profundidade.
O ocorrido foi em novembro de 2011, e as autoridades locais entraram em contacto com as agências espaciais norte-americana (NASA) e europeia (ESA) para tentar desvendar a origem do objeto.
De acordo com os cálculos da NASA, as chances de uma pessoas ser atingida por um destroço de lixo espacial é de 1 em 3.200.
Em 54 anos de exploração espacial desde o lançamento do primeiro satélite, o Sputnik, não há registro de morte em decorrência da queda de algum objeto do espaço. Acredita-se que, em todos esses anos, apenas uma pessoa tenha sido atingida por um objeto vindo do espaço, é a americana Lottie Williams, que sentiu algo caindo sobre seu ombro no ano de 1997, a NASA, na ocasião, afirmou ser um pedaço do foguete Delta.
No passado, a NASA tinha já alertado para grande número de lixo espacial em órbita da Terra, deslocando-se a mais de 28 mil quilómetros por hora. Só até Julho de 2011, estavam catalogados 16094 objectos girando em redor da Terra.
Medindo um metro de diâmetro e seis quilos, é assim descrito por autoridades da região da Namíbia.Trata-se de um objeto de liga metálica provavelmente lixo espacial.
A bola foi encontrada a 750 quilômetros de Windhoek, a capital namibiana.
De acordo com o director da Polícia forense local, Paul Ludik, a esfera é feita de uma liga metática “conhecida pelo homem”. Paul Ludik diz ainda que os habitantes da aldeia local escutaram várias pequenas explosões por cinco dias.