- Por Lilian Taran/Correio Braziliense - O tenente coronel Paulo José Barbosa de Abreu foi nomeado na última quinta-feira (29 de março) para assumir o comando do 2o Batalhão de Polícia Militar, em Taguatinga, um dos maiores do DF
Mas, um final de semana depois, a condução de Paulo Abreu foi revista e o GDF tornou o ato sem efeito.
É que o tenente coronel Paulo Abreu é citado no inquérito que investiga Carlinhos Cachoeira.
Nas escutas gravadas pela Polícia durante a Operação Monte Carlo, o nome de Paulo Abreu aparece numa articulação em que ele seria indicado para assumir o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), órgão do GDF que está à frente da negociação dos contratos de lixo, um rentável negócio que movimentou nos últimos anos meio bilhão de reais.
As articulações envolvendo o nome de Paulo Abreu teriam ocorrido em janeiro de 2011.
No último dia 30, sexta-feira, portanto um dia depois que o tenente coronel foi nomeado para o comando do Batalhão da PM em Taguatinga, a Polícia Federal encaminhou ofício à Corregedoria da PM informando as articulações que foram flagradas para a condução de Paulo Abreu ou à diretoria-geral do SLU ou à de operações.
Em função desse comunicado oficial, o GDF afirma que decidiu tornar sem efeito hoje (página 29, seção 2 do DODF de 2 de abril) o ato de nomeação de Paulo Abreu.
Veja o que disse o GDF em nota:- O tenente coronel Paulo Abreu jamais foi nomeado para qualquer dos cargos, o que significa dizer que as articulações não obtiveram sucesso no âmbito do GDF.
- Tendo tomado conhecimento do fato, o Governo do Distrito Federal tornou sem efeito a nomeação, publicada nesta mesma sexta-feira, 30 de março, do tenente coronel Paulo Abreu para o comando do Segundo Batalhão da PMDF, na cidade de Taguatinga, pelo menos até o encerramento da investigação aberta pela Corregedoria da PMDF.
- Como resta comprovado pela própria investigação da PF, o Governo do Distrito Federal informa que o grupo liderado pelo senhor Carlos de Almeida Ramos jamais participou da escolha de ocupantes de cargos públicos ou obteve ingerência em qualquer outra área da administração.