- Da Folha.Uol - A marchinha de Haroldo Lobo e Marino Pinto, "Retrato do Velho", embalou a volta de Getúlio Vargas ao cenário político. Agora, o "pai dos pobres" retorna às livrarias com "Getúlio (1882-1930): Dos Anos de Formação à Conquista do Poder", escrito pelo jornalista Lira Neto.Curiosamente, Vargas, uma dos brasileiros mais biografados, não gostava de biografias.
Primeiro de uma trilogia, o livro é fruto de dois anos e meio de pesquisa fundamentada em documentos inéditos ou pouco explorados e vasta bibliografia histórica.
Cartas pessoais, memorandos oficiais, diários íntimos, autos judiciais, boletins de ocorrência, jornais, anúncios, charges, hinos, marchinhas, entrevistas e depoimentos ajudaram o autor a recriar o ambiente político e cultural do Brasil no período.
Abaixo, assista ao vídeo sobre o lançamento divulgado pela editora Companhia das Letras.
No segundo volume, a Era Vargas --do governo provisório à ditadura do Estado Novo-- será examinada. O título que fecha a série deverá tratar do fim da Segunda Guerra até a volta à presidência por voto democrático e o suicídio em 1954.
Getúlio (1882-1954) é a figura histórica sobre a qual mais se escreveu no Brasil. No entanto, na copiosa bibliografia dedicada a ele, não havia até agora uma biografia completa, de cunho jornalístico e objetivo, que procurasse reconstituir em minúcias a trajetória pessoal e política do personagem do modo mais isento possível.
A monumental trilogia Getúlio, de Lira Neto, da qual se lança agora o primeiro volume, vem suprir com sobras essa lacuna. Ao longo de dois anos e meio, o autor se debruçou sobre uma vastíssima gama de documentos - muitos deles inéditos ou pouco explorados - para ajudar e decifrar a "esfinge Getúlio" e mostrar como foi possível que convivessem no mesmo indivíduo o revolucionário, o ditador, o reformador social e o demagogo.
Sem desdenhar nenhum tipo de fonte ou arquivo, Lira Neto se serviu de cartas pessoais e memorandos oficiais, de diários íntimos, autos judiciais, boletins de ocorrência, notícias de jornal, anúncios de publicidade, charges, hinos, marchinhas, livros de memórias, entrevistas, depoimentos etc.
O resultado desse árduo trabalho, acompanhado de um mergulho na bibliografia histórica sobre o período, é um relato envolvente, por vezes eletrizante, ao qual o talento narrativo do autor confere a vivacidade e o ritmo de um bom romance.
Lira Neto também é autor de "Castello: Marcha para a Ditadura", "O Inimigo do Rei" -- uma biografia do escritor José de Alencar (1829-1877)-- "Maysa: Só numa Multidão de Amores" e "Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão".
Ficha:"Getúlio (1882-1930)"Autor: Lira NetoEditora: Companhia das LetrasPáginas: 656Quanto: R$ 42,00 (preço promocional*)Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.