- Da France Presse - A primeira pílula para prevenir o HIV em adultos que se encontram em grupos de risco foi aprovada nesta segunda-feira (16/7) pela Agência Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos. O Truvada teve uma nova utilização aprovada pela FDA para prevenção contra o vírus causador da AIDS, aliado ao sexo seguro e aos testes regulares.
Produzida pelo laboratório Gilead Sciences, na Califórnia, a pílula é encontrada no mercado americano desde 2004, sendo usada no tratamento de pessoas infectadas com o HIV e indicado em combinação com outros remédios antirretrovirais.
O medicamento é considerado por muitos especialistas uma nova e potente ferramenta contra o vírus da Aids, mas alguns provedores de serviço de saúde temem que incentive comportamentos sexuais de risco.
Além disso, o custo do tratamento é avaliado em torno de 14.000 dólares por ano, o que o torna inviável para muitas pessoas.
"O Truvada representa uma abordagem efetiva e comprovada que pode ser somada a outros métodos para ajudar a reduzir a propagação do HIV", afirmou Debra Birnkrant, diretora da divisão de produtos antivirais da FDA.