Meninos e meninas de ouro da Matemática nas escolas públicas brasileiras se destacaram entre mais de 18 milhões de alunos de 44 mil escolas em todo o país
- Por Tony Zucco - Indiana Jhones dos Santos, de uma colônia de pescadores em Coruripe (AL); João Lucas Gambarra, de Quixaba (PE); Álvaro Tavares de Oliveira, de Parnamirim (RN); Dante Henrique Andrade de Oliveira, de Passos (MG); e as irmãs gêmeas Marli e Marisa dos Reis Cantarino, de Rio Grande da Serra (SP), são alguns dos estudantes premiados com medalha de ouro na 7ª edição da OBMEP.
Será realizada nesta segunda, 27 de agosto de 2012, às 15h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Cerimônia Nacional de Premiação da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2011). Na solenidade, com a presença de diversas autoridades do governo federal e estadual, serão premiados 500 medalhistas de ouro, além de alunos com melhor pontuação de estados onde não se conquistaram medalhas de ouro.
A OBMEP é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos da área. É promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).
Revelação de talentosRealizada em mais de 99% dos municípios brasileiros, a OBMEP vem revelando talentos tanto de grandes cidades quanto de pequenos municípios do interior do país. Na cerimônia desta segunda, estarão presentes muitos medalhistas de ouro que vão ter de percorrer longas distâncias até o Rio de Janeiro.
Alguns deles foram pentacampeões em 2001 e são medalhistas em todas as edições da OBMEP, como João Lucas Gambarra, de Quixaba (PE); Álvaro Tavares de Oliveira, de Parnamirim (RN); Dante Henrique Andrade de Oliveira, de Passos (MG); e Marli dos Reis Cantarino, de Rio Grande da Serra (SP), cuja irmã gêmea, Marisa dos Reis Cantarino, também receberá medalha de ouro nesta segunda-feira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Há casos também como o do estudante
Indiana Jhones dos Santos, de uma colônia de pescadores em Coruripe (AL), que voltou a estudar depois de quatro anos fora da escola, conquistou medalhas de bronze em 2009 e 2010 e, em 2011, recebeu medalha de ouro na OBMEP.
A cerimônia também contará com a presença dos hexacampeões André Luiz de Mesquita Melo, do Rio de Janeiro (RJ); de André Macieira Braga Costa, de Belo Horizonte (MG), que conquistou medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática em 2011; e Henrique Gasparini Fiuza do Nascimento, de Brasília (DF), premiado com uma medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática, em 2012.
Sobre a OBMEP
A OBMEP 2011 registrou a inscrição de 18.720.068 alunos e de 44.691 escolas. Foram premiados 500 estudantes com medalhas de ouro; 900 com medalhas de prata e 1.802 com medalhas de bronze. Receberam menções honrosas 30 mil estudantes.
Também foram premiados 131 professores, que ganharam um computador portátil com programas para o ensino da matemática, e 84 escolas, que, além do computador portátil, receberam um kit de projeção móvel (datashow e tela).fvtg
Em 2012, participaram da 1ª fase da OBMEP 19,1 milhões de estudantes de 46,7 mil escolas do ensino fundamental e médio, localizadas em 5,5 mil municípios de todos os estados do país (99,4% dos municípios).
Na 2ª fase, cujas provas vão acontecer no dia 15 de setembro de 2012, às 14h30 (horário de Brasília), é esperada a participação de aproximadamente 900 mil estudantes.
Iniciada em 2005, a Olimpíada vem crescendo a cada ano e criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país.
Além de produzir e disponibilizar pela internet material didático de qualidade, a OBMEP tem programas de iniciação científica para estudantes medalhistas do ensino fundamental e médio (PIC) e também para medalhistas que estejam cursando a graduação (PICME).
Outro programa no âmbito da OBMEP é o PECI - Preparação Especial para Competições Internacionais, que prepara medalhistas de ouro para competições internacionais.