Hilton Carvalho, um dos pioneiros de Brasília, faleceu na noite desse domingo (19/11).
O empresário estava com 87 anos. De acordo com Luiz Fellipe de Carvalho, 28 anos e neto do empresário, a saúde de Hilton inspirava cuidados desde dezembro de 2011. Na época, Hilton precisou passar por uma cirurgia delicada para a retirada de um coágulo na cabeça, proveniente de uma queda. "Ele ficou internado por dois meses e foi para casa", disse o gerente de recursos humanos do Grupo HC. "O ano passado ele ficou em casa, sendo cuidado por enfermeiras."
Até a meia-noite de domingo, os familiares não sabiam a causa do falecimento. "Ainda não fomos informados, mas ele já estava bem idoso", disse o neto. Após receberem a notícia, os filhos do pioneiro se reuniram na casa em que ele passou seus últimos anos, na Asa Sul. O enterro será na tarde de segunda-feira, mas ainda não tem horário marcado.
Quando a capital tinha apenas quatro anos de idade, Hilton Carvalho fundou a primeira loja de pneus da cidade. De 1964 para cá, a HC Pneus cresceu e tornou-se uma das 43 lojas voltadas para o setor automotivo espalhadas pelo Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Os filhos Sebastião, Aloísio, Hilton e Denise de Carvalho, que já trabalhavam nas lojas do pai, continuarão a gerir os negócios da família.
- Por Gláucia Chaves, do Correio Braziliense -