José Dirceu, terá que passar dez anos enjaulado, pensando na vida. Ou não.
- Por Claudio Schamis, do Opinião e Justiça - Dirceu, cabisbaixo, pensa: E agora, José? Só em 2032...
O número do momento é o dez. Dez para o Supremo Tribunal Federal por não ter se intimidado no julgamento que muitos não acreditavam que pudesse ocorrer, e tantos outros rezavam para que realmente não ocorresse. Ainda mais na história de um país corrupto e com um currículo de fazer inveja a outros “senhores do crime”.
E é dez para o número de anos que o todo poderoso ex-ministro da Casa Civil e “chefe da quadrilha” – eu ainda arriscaria dizer, “subchefe da quadrilha”, pois o chefe mesmo…–, José Dirceu, terá que passar enjaulado pensando na vida. Ou não.
Peguei pesado? Então, tá. Enjaulado não, em reclusão de corpo e impossibilitado do convívio em sociedade. Enjaulado é mais para animais, né? Mas eu pensei…Deixa para lá.
Então, já que José Dirceu pegou na verdade dez anos e dez meses – não podemos esquecer os meses – e vai ainda pagar multa de R$ 676 mil, bem que poderiam usar essa grana e fazer uma escola, uma biblioteca. Seria algo até simbólico. Algo do tipo eles querem estragar e a gente quer educar.
Com essa condenação, José Dirceu se torna ficha-suja – alguma vez ele foi limpo? – e inelegível até 2031.
Mas, sempre tem que ter um “mas”, e isso me irrita.
Mas, se ele se comportar direitinho, ele cumpre um ano e nove meses em regime fechado e depois a coisa vira festa. Aí é que mora o perigo. Uma pessoa como essa não merece regime semiaberto. Que mané semi. O que será então esse bom comportamento? Escovar os dentes depois das refeições? Não falar ao celular enquanto estiver preso? Limpar as mãos sempre que sair do banheiro? É isso?
Então tá, digamos que ele tenha esse tal de bom comportamento e possa sair durante o dia para trabalhar. Trabalhar em que e com quem? Ou você vai me dizer que José Dirceu vai trabalhar de servente, atendente de padaria, empacotador de supermercado – não desmerecendo a função, é bom deixar registrado –, ou vai arrumar de querer ser professor? Será que algum amigo dele o colocaria em algum gabinete trabalhando como assessor de qualquer coisa? Ele deveria ser proibido de entrar em prédios públicos.
Se proibiram o CQC de entrar no Senado – um absurdo e nem de longe estou comparando um com o outro – deveriam proibi-lo de andar em Brasília.Dirceu disse em seu blog que a condenação “agrava a infâmia e a ignomínia” do processo. Hein? Como assim? Ah, tá! Combinado assim.
Fico imaginando em dia de visita como não vai ser. Só autoridades. Será que o Lula vai visitá-lo?
Isso de confiscar o passaporte é bom, mas deveriam abrir o olho, espalhar as fotos de todos eles por aeroportos, rodoviárias, portos e fronteiras. Pois já estou imaginando um pouco além. Vai que Dirceu se comporta. E ganha o privilégio de sair para trabalhar, ele pode muito bem cruzar uma fronteira, tipo Argentina, e sumir no mundo. Faz uma plástica e ninguém mais acha. Ainda mais que ele só poderia voltar a roubar em 2032. Até lá ele estará com mais de 80 anos.
Sou a favor de se ele, Dirceu, e os outros mensaleiros caírem nessa de regime semiaberto, que se coloquem neles tornozeleiras com alarme, igual vemos nos filmes.
Só para garantir. Porque essa de “la garantia soy yo” não vai colar com o currículo que eles têm.
"Pô, vocês só podem estar de brincadeira, né? / Ruy Falcão (segundo na foto): Triste Ruy Falcão segurou o choro. Ah coitado! / Lula: Eu quero aqui dizer que não sei de nada. Até porque não vi...
Enquanto isso, do outro lado da Justiça…Agora começa a enxurrada de protestos por parte dos cegos, perseguidos, oprimidos e injustiçados amigos do PT & Cia. A começar pelo presidente nacional do PT, o deputado estadual Rui Falcão, que em seu blog publicou um vídeo dizendo que recebeu com tristeza e extrema indignação a decisão do STF que condenou a penas elevadíssimas e fora dos parâmetros os companheiros do PT. E que teria sido um julgamento com viés político. E o que eles fizeram não tinha nada de político? Foi tudo pelo social? Com a voz embargada e quase chorando, Falcão quase me fez chorar. Só que de raiva de ver como, ainda, depois de tudo o que vimos, existem pessoas que insistem em negar algo que foi mais do que provado. Não consigo entender. É o negar até a morte. Custe o que custar. E custou caro para Delúbio, Dirceu e Genoino.
Já o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto, sem tato nenhum, disse que foi uma condenação política, e que foi cometida uma grande injustiça. E que está doendo muito. Coitado, será que ele quer que chame uma ambulância do SUS? É para doer mesmo.
O irmão do condenado José Genoino, o vice-lider do PT, o deputado federal José Guimarães, disse que também está indignado e que o que o STF fez foi injustiça. Também o irmão iria falar o que? A mãe, dona Laís, de 88 anos não falou nada, mas será que ela sabe realmente o que seu filho andou aprontando? Pois se foi essa a educação que ela deu para ele, estaria tudo explicado. Ou quase tudo.
E ele, Lula, disse que não achou nada, pois não assistiu à sessão. Lula por acaso estava na cerimônia de abertura das Olimpíadas do Conhecimento em São Paulo, mas ele insiste em dizer que não tem conhecimento algum de outra coisa que não seja essa Olimpíada. E o que você acha que ele falaria aqui se tivesse assistido? Que realmente, o STF cumpriu seu papel e que os condenados tiveram o que mereciam? Tá legal. O dia que o Lula resolver falar alguma coisa que preste alguém manda me chamar.
E enquanto Lula se cala, os dirigentes do PT já estão se organizando para ajudar os condenados do PT a pagarem suas multas, que juntas chegam a R$ 1,46 milhão. Eles querem criar um fundo. O fundo solidário. Não é fofo? Ainda mais agora que está chegando o Natal. Mas já adianto, não adianta me ligar que minha resposta é NÃO.
E também enquanto isso, do outro lado, o lado A da Justiça…
Um, dois... dez... é pouco. Acho pouco!
Segundo alguns analistas a prisão de petistas irá inibir novos atos de corrupção, pois a sentença acaba com a proteção dos influentes e dos intocáveis.
Já os parlamentares consideraram a decisão do Supremo uma decisão pedagógica para o combate à corrupção. Agora, antes de alguém aprontar dessa maneira, vai se pensar, uma, duas, três e até quatro vezes. Dizem que a condenação de Dirceu e sua pena são um marco do fim da impunidade. Algo como depois que uma “entidade” – e para mim, Dirceu se achava quase isso – é condenada, outros também o serão se houver provas. Mas na minha humilde opinião, ainda existe outra “entidade”, um pouco mais acima de Dirceu. Só que essa ninguém ainda conseguiu derrubar.
O senador Álvaro Dias disse que achou até pouco os dez anos e dez meses de Dirceu. E eu assino embaixo. Também achei pouco. Já o senador Randolfe Rodrigues, disse que isso tudo foi um símbolo para a política. Algo como se dissesse que hoje existe um Grande Irmão por aí prestes a dar o bote sempre que precisar. E acho que esse Grande Irmão tem que ser todos nós da sociedade, que vemos em atos como esses cometidos no mensalão a degradação da história e da imagem de nosso país. Basta pra mim.
Se um dia for condenado, pode mandar me matar. Isso será a Justiça, pois na cadeia do jeito que está prefiro a morte. Liberdade ou morte!E no meio disso tudo…
Com toda a certeza e todas as letras o grito do Ipiranga do ministro da Justiça seria: “Liberdade ou Morte!”.
Será que temos um problema à vista? Se o próprio ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que se precisasse passar alguns anos em alguma penitenciária iria preferir a morte, como Dirceu irá encarar sua pena, já que não tem direito à cela especial? E já se fala que Genoino pode até não ter lugar para ficar. Ah, tá. Me engana que eu gosto. Vai me dizer que não tem nenhuma vaguinha por aí? Que ponha ele e os outros no buraco que tiver desocupado. Acho sinceramente que eles vão precisar de muito calor humano, e com as penitenciarias do jeito que estão isso não irá faltar.
Também não podemos privilegiá-los, pois o “marginal”, enfiam onde for. Então a Justiça deve ser igual para todos.