Na falta de policiamento ostensivo para evitar uma média de dois sequestros relâmpagos por dia no Distrito Federal, registrada nos nove primeiros meses deste ano, a Secretaria de Segurança Pública promete espalhar câmeras em pontos estratégicos para evitar mais casos. - Do Correio Braziliense - De acordo com o titular da pasta,
Sandro Avelar, a licitação para compra de 2 mil aparelhos será publicado até o fim do mês. Outra frente de combate, segundo a Polícia Militar, é a intensificação de barreiras policiais, com alto número de abordagens a motoristas e pedestres.
"A diminuição eficiente desse problema passa por políticas públicas que não envolvem apenas a segurança. Houve um crescimento demográfico extraordinário no DF que não foi coberto pelo poder público". Foto: Ed Alves/CB-DA Press.
Foram 554 sequestros relâmpagos registrados pela polícia entre janeiro e fevereiro de 2012. Para o comandante-geral da PM, coronel Suamy Santana, o alto índice está relacionado ao número crescente de adolescentes com porte ilegal de armas de fogo. Segundo ele, a corporação apreendeu 1,7 mil delas este ano. “Nesse aspecto, a prevenção é tirar a arma desses grupos e desmanchá-los”, afirmou. Santana diz que outra ação da PM é a montagem de barreiras. “Fizemos 18 ontem (sábado) e 51 anteontem (sexta-feira). Numa delas, flagramos um bandido que levava a vítima no carro dela”, contou.
- Por Amanda Almeida, Arthur Paganini e Lilian Tahan, do Correio Braziliense -