A campeã do desfile das escolas de samba carioca de 2013 é a Vila Isabel
- Do Estadão - A agremiação terminou o apuração com 299,7 pontos, acima da
Beija-Flor, que teve 299,4, e ficou em segundo lugar.
Na terceira posição ficou a Unidos da Tijuca, com 299,2 pontos.Foram avaliados dez quesitos: harmonia, conjunto, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, comissão de frente, alegoria e adereços, bateria, samba-enredo, fantasia e evolução, sendo que o último era o principal critério de desempate em caso de duas escolas terminarem com a mesma pontuação.
Com o tema enredo
“A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo – água no feijão que chegou mais um”, a agremiação buscou entreter os foliões com uma festa no estilo arraial, mostrando a vida dura das lavouras e a prosa e poesia das cantorias típicas.
A escola levou para a avenida 3.800 componentes e 7 carros alegóricos divididos em 33 alas. A rainha da bateria foi
Sabrina Sato. O puxador do samba foi Tinga. A escola é sediada no bairro de Vila Isabel. Em 2012, a escola conquistou o terceiro lugar com o samba “Você Samba Lá… Que Eu Sambo Cá. O Canto Livre de Angola!”.
A vice-campeã, Beija-Flor, levou para a avenida o enredo “Amigo Fiel, do cavalo do amanhecer ao Mangalarga Marchador”.
Diferentemente da apuração das notas do Carnaval de São Paulo, que aconteceu no Anhembi a portas fechadas, as torcidas das escolas do Rio acompanham a apuração nas arquibancadas da Marquês de Sapucaí. Em São Paulo, devido a confusão ocorrida na apuração do carnaval de 2012, quando um integrante invadiu a área restrita e destruiu votos de escolas e gerou confusão generalizada, os torcedores não puderam acompanhar a apuração no local.
Veja a pontuação e o ranking final da apuração:
Vila Isabel – 299,7Beija-flor – 299,4Unidos da Tijuca – 299,2Salgueiro – 297,9Grande Rio – 297,2Portela – 296,6Mangueira – 296,5União da Ilha – 294,9São Clemente – 293,5Mocidade – 293,5