Governo emitiu alerta de tsunami no norte do país
Usina de Fukushina foi evacuada após o tremor.
- Do G1 - Um terremoto de magnitude 7 atingiu o norte do Japão na manhã deste domingo (10), noite de sábado (9) no Brasil. O governo japonês emitiu alerta de tsunami após o tremor, que ocorreu próximo das províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima, segundo a agência metereológica do país.Inicialmente, foi divulgado que o tremor teve magnitude de 7,3.
De acordo com a agência, o forte tremor ocorreu por volta das 9h57 da manhã de domingo na costa nordeste do Japão, região mais afetada pelo terremoto do dia 11 de março. O epicentro do terremoto, de acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) foi no mar a 34 km de profundidade e a 250 km ao leste de Fukushima. O alerta de tsunami prevê que ondas de meio metro de altura podem atingir a costa japonesa.
Os funcionários da usina nuclear de Fukushima evacuaram a área após o tremor e o alerta de tsunami.
De acordo com a Reuters, o alerta emitido pela Agência Meteorológica do Japão prevê que ondas de até 50 cm possam vir a ser geradas.
A emissora estatal japonesa, NHK, destaca que não há informações sobre danos ou feridos.
A Tokyo Electric Power Company (Tepco), empresa que opera a usina de Fukushima, informou que não recebeu relatórios de quaisquer novos problemas no local após este terremoto.
"Ainda estamos checando os detalhes, mas o resfriamento dos reatores continua", disse um porta-voz da Tepco.
Comunidades na costa do Pacífico receberam alertas para se dirigirem a locais mais altos, mas nenhum dano foi reportado logo após o terremoto.
Imagens de TV das regiões afetadas não mostraram nenhum sinal visível de tsunami ou maiores alterações nas águas.