- Do Correio Braziliense - Faltam apenas quatro dias para o término das inscrições do 1º vestibular de 2012 da Universidade de Brasília (UnB)
Assim, os candidatos que pretendem lutar pelas 4.184 vagas disponíveis para os 95 cursos da instituição precisam se apressar.
No câmpus do Plano Piloto, haverá 1.737 oportunidades em 85 habilitações. Do total, 350 estão reservadas ao sistema de cotas para negros. Em Planaltina, são 85 chances em quatro cursos, sendo 17 para cotistas. Em Ceilândia, estão disponíveis 130 vagas em cinco graduações — 26 para cotas. No Gama, 140 são voltadas para engenharia, sendo 28 ao sistema de cotas.
Computadores espalhados pelos quatro câmpus da instituição — Plano Piloto, Gama, Planaltina e Ceilândia — estarão disponíveis até 16 de outubro para aqueles que não tiverem acesso à internet em casa, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto nos fins de semana e feriados. Os locais e horários das provas serão disponibilizados em 2 de dezembro, no Diário Oficial da União e no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). As provas estão previstas para ocorrer em dois dias, 10 e 11 de dezembro, e serão realizadas em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga, Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).
Novas graduaçõesEste ano, os estudantes terão novidades. Eles poderão escolher por mais quatro graduações introduzidas neste edital. São elas:
educação física (bacharelado), engenharia aeroespacial, engenharia química e teoria crítica e história da arte. As habilitações serão ministradas nos câmpus do Plano Piloto, do Gama, de Planaltina e de Ceilândia. O curso de educação física contará com 50 vagas, enquanto os demais, 40 cada.
Outra mudança está prevista na avaliação da redação, que deixará de ser apenas classificatória e passará a ser também eliminatória tanto no vestibular convencional e quanto na primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS). “Quem estiver concorrendo ao PAS 2 não passará por essa mudança”, destacou a decana de Ensino e Graduação da UnB, Márcia Abrahão. Diferentemente de anos anteriores, a partir de agora, o candidato pode entrar com recurso quanto à nota da redação. No caso das provas objetivas, os critérios de eliminação são os mesmos — o candidato terá de atingir nota maior do que zero para não ser desclassificado.
Segundo Márcia, a ideia de dar uma atenção especial à correção das redações veio em 2009. “Surgiu com uma consulta naquele ano entre os colegiados dos cursos superiores da universidade, que traçaram os perfis dos alunos”, explicou a decana. A interpretação e a construção de textos em língua portuguesa terão, no mínimo, quatro questões do tipo D (com respostas discursivas). A novidade valerá para os dois dias de provas. A eliminação do candidato acontecerá caso ele não atinja nota mínima de 20% da pontuação total para as perguntas do tipo D.
RU volta a funcionar
Os 130 funcionários terceirizados do Restaurante Universitário (RU) da UnB receberam o salário referente ao mês de setembro que estava atrasado desde a sexta-feira passada. Por conta da demora nos pagamentos, os cozinheiros decidiram cruzar os braços desde segunda-feira. De acordo com a decana de assuntos comunitários da universidade, a professora Carolina Cássia Batista Santos, as atividades voltarão ao normal amanhã. Um defeito no caldeirão da cozinha também prejudicou os trabalhos do RU, na sexta-feira, quando só foi servido o café da manhã. “Os engenheiros já solucionaram o problema”, afirmou a decana.