- Do Correio Braziliense -
Os cantores Ângela Maria e Cauby Peixoto receberam, na manhã desta quarta-feira (27/6), a medalha “Mérito Legislativo”, em reconhecimento à rica contribuição de ambos à música popular brasileira.
O prêmio, comumente oferecido à Chefes de Estado, é a maior honraria com que a Câmara dos Deputados reconhece pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.
O evento, cheio de pompa e circunstância, teve início às 11h, com a subida dos artistas pela rampa do Congresso Nacional, preparada com tapete vermelho, primeira vez estendido para personalidades das artes. Na entrada do palácio os artistas foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), promotor do evento, que os conduziu até o Salão Nobre, local da homenagem.
A cantora Ângela Maria recebe o prêmio legislativo.
Maia afirmou considerar os dois “baluartes” da música brasileira que, por toda sua história, merecem receber a medalha.
O cantor Cauby Peixoto é agraciado.
O presidente lembrou que a Câmara aprovou no ano passado a chamada PEC da Música, que concede imunidade tributária a CDs e DVDs com obras musicais de autores brasileiros. Ele também informou que a Câmara aprovou ontem, em segundo turno, o Sistema Nacional de Cultura (PEC 416/05), que estabelece a ampliação progressiva dos recursos públicos para o setor. O evento continua no Salão Negro com a presença de deputados da área cultural como Stepan Nercessian (PPS-RJ) e Tiririca (PR-SP).
No início da cerimônia, um grupo de fãs se aglomerou em torno de Cauby Peixoto e Ângela Maria e alguns chegaram a ganhar autógrafos