Patrícia Acioli - Uma verdade que muito nos entristece, porém, reflete a real situação do País
28 de ago. de 2011
- Por Walcimar Martins - Foto: Frederico Rozário/O Globo - Certamente, quando afirmaram que a MM. Juíza não se pronunciara em relação a sua segurança pessoal, os documentos comprovaram o contrário.Acredito que alí se iniciou o processo de culpá-la e causá-la pelo triste fim. O qual, já era de conhecimento daqueles que atuam nas condições que a mesma atuava. Porém, com as devidas cautelas legais e as medidas pertinentes, visando preservar a vida, certamente teria evitado.
É de se admirar que: o staff de Brasília (ministro da Justiça, ministra de Outros Assuntos, Gabinete Civil, ministério das Mulheres, presidente da República, entre outros) não compareceram ao funeral e tão pouco continuaram a tratar do assunto.
Qual será o motivo de tamanha campanha de silêncio?
A juíza assassinada não merecia o respeito necessário? Não possuía ninguém interessado na sua causa? O seu papel na sociedade era irrelevante?
Logo, logo, lamentavelmente, cairá no esquecimento o fato.
De imediato, a única (única em decorrência de ser oriunda do mesmo fato) coisa concreta que ocorreu foi: a instalação de um detector de metais na entrada do Fórum de São Gonçalo (milito no mesmo e nunca ouvi falar que alguém tenha tentado matar qualquer pessoa dentro de suas instalações), seguranças do Tribunal de Justiça (como existe no Rio de Janeiro), camburões estacionados na entrada do Fórum, aumento de policiais dentro dos corredores do Forum. Nada de mais ocorreu.
Sociedade Brasileira, temos de nos mobilizar! Ser mais solidários! Devemos usar a internet para convocar manifestações públicas, como ocorreu e está ocorrendo em países da África e Ásia.Somente com a população nas ruas conseguiremos uma mexida e mudar as coisas que nos incomodam. Não devemos pensar que, se não aconteceu comigo, deixa prá lá. Pois, certamente num futuro próximo, o que aconteceu com o seu vizinho e você deu as costas, acontecerá com você.
Atenção: somos vítimas de nossa omissão!Isto é histórico. Para que protestar, se sou amigo do rei. Vivo sob os benefícios e beneplácitos concedidos por ele. Deixe que ele faça o que quiser. Afinal, ele é o rei e a ele cabe e pode fazer tudo...Não era assim no tempo de Império?
Tudo muda, tudo está em mudança. Até a Natureza cansa-se das agreções.
Fizemos uma manifestação na praça de um bairro rural - Lago da Ideia - São Gonçalo/RJ. Conseguimos, num domingo à tarde, horário de Faustão da Tv Globo, a presença de 400 (quatrocentas) pessoas, de todas as idades. Resultado: conseguimos barrar a construção de um presídio no campo de futebol do bairro. Houve participação, mobilização, presença.O Estado e a Prefeitura desistiram da obra naquele local.
Este é um pequeno exemplo. Vamos lá! Abraços e uma boa semana!
Wlacimar Martins é advogado em Niterói/RJwalcimarmartins@hotmail.com
Tags:
brasil
,
justiça