- Da Folha/Uol - A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (24) o prefeito de Vitória do Xingu (PA), Liberalino de Almeida Neto (PTB), suspeito de comandar esquema de fraudes em licitações com empresas fantasmas.Liberalino Ribeiro de Almeida Neto, prefeito de Vitória do Xingu. Fraudes de R$ 5,5 milhões.
Foram presas preventivamente outras nove pessoas, entre elas o pai do prefeito, José Danilo Dâmaso de Almeida, e os secretários municipais de Saúde, de Obras e de Finanças.Segundo a CGU (Controladoria-Geral da União), que participou da operação,
o grupo desviou R$ 5,5 milhões em recursos públicos federais que deveriam ser usados para saúde, educação e assistência social.
Foram apontadas fraudes em contratos de reforma do estádio da cidade, recuperação de estradas, construção de uma creche e obras no sistema de abastecimento de água.
As empresas contratadas não tinham sede própria e usavam máquinas da própria prefeitura, de acordo com o delegado Paulo Kisner.
Segundo a CGU, o pai do prefeito possui "uma extensa ficha policial", acusado de homicídio, formação de quadrilha, uso de documento falso e crime contra o sistema financeiro.
Experiente
Ex-prefeito de Marechal Deodoro (AL), Dâmaso já havia sido preso numa operação em 2005, por suposta participação em desvio de recursos da merenda escolar em 11 municípios alagoanos.A reportagem não conseguiu contatar a Prefeitura de Vitória de Xingu. A prefeitura vizinha de
Altamira informou que lá não há telefone fixo.
O secretário municipal de Educação, Jurandir Vieira, disse que não poderia conversar com a reportagem nem indicar qualquer representante da administração.