Segundo o senador Wellington Dias, o ES terá menos prejuízo
A proposta agradou o governador Renato Casagrande.
- Do G1 - Senador Wellington Dias do Piauí. Nova proposta por royalties.
O senador Wellington Dias (PT/PI), do Piauí, veio à Vitória nesta sexta-feira (2) para apresentar e debater a sua proposta para a distribuição dos royalties do petróleo, que será menos prejudicial aos estados produtores.
Ele esteve presente em um encontro de executivos de finanças, que aconteceu no Palácio Anchieta, na capital, e contou com a presença de autoridades e empresários do estado.
Pela proposta do senador, o Espírito Santo receberá R$ 1,5 bilhão em 2012, a mesma quantia que vai receber de royalties em 2011, mais uma série de compensações. É menos dinheiro que o estado ganharia se continuasse recebendo apenas royalties como produtor, até porque a produção de petróleo tem crescido a cada ano. Mas, o prejuízo será bem menor do que se o congresso derrubar o veto do ex-presidente Lula à emenda Ibsen Pinheiro.
"O que nós estamos propondo é que primeiro se separe o valor já recebido por Espírito Santo e Rio de Janeiro, e que se tenha a partir daí os 40% da União e os 60% dos estados e municípios, partilhado inclusive por Rio de Janeiro e Espírito Santo, para que tenham nessa partilha as condições de crescimento. Temos grandes chances de entendimento, porque além do diálogo entre as partes, entrou a União", disse Wellington Dias.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, se mostrou animado com a proposta do senador piauiense. "O trabalho que estamos fazendo de articulação nacional, com o Governo Federal agora entrando, tem dado resultado. A proposta do Wellington já é uma proposta do entendimento, porque protege boa parte das nossas receitas", afirma o governador.