Walter Toledo busca confirmação do 'Guinness Book' de recorde mundial
Em um monomotor, ele passou por 11 países em 49 dias de viagem.
- Do G1/TV Anhanguera - O piloto brasileiro Walter Toledo, de 21 anos, retornou a Goiânia para encerrar sua missão de dar a volta ao mundo a bordo de um monomotor.
O piloto mais jovem do mundo seguiu o trajeto definido pelo 'Guinness World Records' para bater o recorde mundial da pessoa mais nova a concluir o feito.
Após percorridos 11 países, em 49 dias, Walter se mostra feliz por ter completado a missão.
De Goiânia, ele seguiu com a expedição
'Brasil Voando Alto' para Campinas, interior de São Paulo, onde iniciou o projeto.
A marca do piloto mais jovem a dar a volta ao mundo é, oficialmente, do jamaicano Barrington Irving, que completou a viagem em 97 dias em 2007 aos 23 anos.
Walter Toledo reuniu imagens de GPS, registros de voo, carimbos nos passaportes dos países que passou, além de vídeos e fotografias produzidos por um amigo e vai apresentar o material à equipe do 'Guinness World Records', onde o projeto já foi inscrito, para buscar a confirmação do novo recorde.
“Nós fizemos em menos tempo que ele, mas o tempo pouco importa, porque neste caso o que importa é a idade. Ainda assim fizemos o percurso 20 dias a mais do que eu tinha planejado porque tivemos problemas”, disse, ao desembarcar em Goiânia, quinta-feira (30). Ele retornou ao solo brasileiro dois dias antes, no dia 28, quando passou por Boa Vista (RR).
Secretário Vilmar Rocha recebe piloto que bateu recorde de volta ao mundo em monomotor. Foto: Rodrigo Cabral.
O secretário da Casa Civil do governo de Goiás, deputado licenciado Vilmar Rocha, representou o governador Marconi Perillo na recepção ao piloto Walter Toledo.
Walter bateu o recorde mundial ao percorrer o mundo pilotando um avião monomotor em 51 dias. Walter carregou, durante todo o percurso, a bandeira do Estado de Goiás, e posou para o fotógrafo Eduardo Fleury com a bandeira em todos os pontos que parava.
Apesar de ser paulista, o piloto tem muito carinho por Goiás por ter passado no estado momentos da infância e juventude ao lado dos tios José Francisco Botelha e Glacy Botelha, moradores de Palestina de Goiás, na Região Sudoeste do Estado.Vilmar Rocha parabenizou o jovem piloto por sua iniciativa e disse que se sente muito orgulhoso por alguém tão novo levar o nome de Goiás para ser conhecido lá fora.
“É uma honra para nós saber que Goiás está sendo divulgado em outros locais além das nossas fronteiras!”.
O piloto Walter Toledo afirmou que empreendeu a viagem movido pela vontade de cumprir alguma missão pelo Brasil. “Quando li o recorde do piloto jamaicano de 23 anos que realizou o percurso em 97 dias no ano de 2007, percebi que podia fazer o mesmo, e melhor”. Então, ele montou uma equipe, colocou a ideia em prática e surgiu o projeto Brasil – Voando Alto.
Assista à reportagem da TV Anhanguera:
O piloto partiu do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, às 10 horas da manhã do dia 8 de julho. A seguir, pousou em Santarém, no Pará de onde continuou sua viagem parando nos Estados Unidos, Canadá, Groelândia, Islândia, Escócia, França e Alemanha. Em seguida, Walter retornou aos Estados Unidos.
O trajeto final foi feito na Rússia, onde ele percorreu oito aeroportos. Foram, no total, 36 locais visitados.
Durante o voo, Walter encontrou algumas dificuldades, especificamente na Rússia. “A burocracia lá é incrível. Qualquer coisa que você vai fazer em relação aos aeroportos, precisa de uma autorização vinda de Moscou”. Ele contou também que conseguir gasolina lá é muito difícil, porque não existem aviões pequenos. “Apenas grandes, de carreira, que são movidos a querosene”. Com tudo isso, o jovem revelou que precisou permanecer no país por 21 dias.
Segundo ele, foram aproximadamente, 37.600 quilômetros, 100 horas de voo e 7.220 mil litros de combustível.Walter Toledo faz parte da Reserva da Aeronáutica. Nasceu em Lins, interior de São Paulo, e é de uma família de pecuaristas. Se conseguir validar a façanha, Walter diz que vai oferecer o feito a todos os brasileiros.
“Esse recorde não é meu e sim do Brasil. Não é o Walter Toledo, o mais jovem piloto, e sim o Brasil que tem o piloto mais novo”, reforça, entusiasmado.
O ProjetoBrasil - Voando Alto é uma expedição inédita, inovadora e 100% brasileira.
É, antes de tudo, uma iniciativa de superação, coragem e ousadia. Um desafio que exige determinação e total perseverança.
Liderada pelo Comandante Walter Toledo, esta expedição 100% brasileira tocou solo dos EUA, Canadá, Dinamarca, Islândia, Inglaterra, França, Alemanha e 8 aeroportos na Rússia.
Walter Toledo teve ao seu lado o navegador Eduardo Fleury, que é planejador de voos, e também fez o registro das imagens.
O maior intuito de Toledo foi se tornar o mais jovem piloto a realizar este plano de voo, completando a volta 360° em um monomotor e, pelo feito, lhe ser reconhecida uma menção no Guiness Book - o Livro dos Recordes.
A expedição abre espaço para marcas que acreditam no potencial da nova geração e no empreendedorismo, uma vez que o feito simboliza as melhores analogias para quem pretende investir em seu próprio negócio: planejar, decolar, voar alto e ultrapassar limites.
http://www.facebook.com/BrasilVoandoAlto/