Comunista aparece com 42% contra 39% do atual prefeito na projeção de segundo turno
- Do Zero Hora -
Na primeira pesquisa Ibope após o início oficial da campanha eleitoral em Porto Alegre, Manuela D'Ávila (PC do B)
e José Fortunati (PDT) aparecem empatados tecnicamente.
Fotos: Daniel Marenco/Leonardo Prado/Folhapress/Agência Câmara.
A deputada federal tem 37% das intenções de voto
e o prefeito, 35%.
Os outros cinco concorrentes não alcançam percentuais que ultrapassem um dígito. Entre eles, o melhor desempenho é de Adão Villaverde (PT), com 5%. Isolados na liderança, a comunista e o pedetista têm índices dentro da margem de erro da sondagem, de até três pontos percentuais, para mais ou para menos. O empate se repete no cenário de segundo turno: Manuela tem 42% e Fortunati, 39%.
A única candidata mulher na Capital obtém seu melhor desempenho na faixa dos mais jovens, dos 16 aos 24 anos, (50%) e entre aqueles com escolaridade entre a 5ª e a 8ª série do Ensino Fundamental e com Ensino Médio (40%). No quesito renda, a deputada tem 39% no grupo com renda familiar de dois a cinco salários mínimos. Por outro lado, Manuela encontra maior rejeição no eleitorado de 30 a 39 anos (16%) e no segmento formado por pessoas com Ensino Superior (21%).Fortunati alcança o melhor desempenho nos extremos da escala de escolaridade: 42% entre os eleitores com até a 4ª série do Ensino Fundamental e o mesmo índice entre aqueles com curso superior. No corte da amostra por rendimentos, o prefeito recebe mais apoio entre os com renda familiar superior a cinco mínimos (39%). Fortunati enfrenta maior rejeição no eleitorado com escolaridade entre a 5ª e a 8ª série do Fundamental (13%) e entre aqueles com renda familiar de dois a cinco (12%).
Ficha técnicaContratante: Grupo RBSAmostra: 805 entrevistasPeríodo: 28 a 30 de agostoMargem de erro: três pontos percentuais, para mais ou para menosRegistro no TRE: RS-00099/2012