A primeira dama do Distrito Federal, Karina Rosso, impediu uma desocupação de área irregular no Lago Sul realizada pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) nesta terça-feira (20). “Vocês só vão derrubar se, primeiro, derrubarem as casas dos bacanas”, desafiou Karina que se colocou em frente aos agentes O local era usado como estacionamento de ambulâncias.
Segundo a Agefis, a empresa que utiliza a área de 400 metros quadrados estava ocupando irregularmente o local. A gerente da empresa, Neide Coelho, apresentou um documento em que a Administração do Lago Sul dava 120 dias para o terreno ser desocupado. A Agefis não aceitou o documento.
César Lacerda, administrador do Lago Sul, esteve no local e garantia que faria um documento liberando a permanência da empresa na área. Mas, a Agefis insistia em retirar a empresa naquele momento.
Enquanto a primeira dama acudia os abnegados do Lago Sul a Agefis punha no chão os barracos da turba flagelada em Brazlandia.
Operação derruba 250 barracos em Brazlândia
Operação da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) e da Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa), com o apoio da Polícia Militar, retira 250 barracos do movimento dos Sem Teto em Brazlândia na manhã desta terça-feira (20). A retirada dos barracos começou as 9h20 e terminou 10h40 e ocorreu de forma pacífica. Participaram da operação 260 policiais do Bope e da Cavalaria, o Corpo de Bombeiros, representantes da Sudesa e da Agefis e a administração de Brazlândia.
O movimento de Brasília é vinculado com os Sem Teto de São Paulo. Parte dos manifestantes está na Terracap reinvindicando lotes.