Joaquim Roriz tem 13 pontos de vantagem, mas é campeão em rejeição, aponta Datafolha
Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada ontem aponta o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) liderando a disputa para o Governo do Distrito Federal com 13 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz (PT). O levantamento foi encomendado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela Rede Globo. Roriz aparece com 40% das intenções de voto, contra 27% de Agnelo.
A consulta aos eleitores é o primeiro feito pelo Datafolha depois da oficialização das candidaturas. Foram realizadas 706 entrevistas, de terça-feira a sexta-feira passadas. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
O Datafolha também divulgou o resultado da pesquisa espontânea, na qual o entrevistador não mostra a lista de candidatos. Nesse ponto do levantamento, 59% dos entrevistados não souberam dizer o nome do candidato em que pretendem votar.
Roriz foi citado por 18% dos entrevistados; Agnelo, por 15%. Houve 1% de outras respostas e 6% disseram que vão votar em branco/nulo/nenhum.
Dos entrevistados, 9% disseram que votariam em qualquer candidato (não rejeitam nenhum), 5% afirmaram que não votariam em nenhum (rejeitam todos) e 18% não souberam responder. As taxas de rejeição dos candidatos são: Roriz, 34%; Agnelo, 19%; Toninho do PSOL, 15%; Eduardo Brandão, 7%; Newton Lins, 6%, Rodrigo Dantas, 6%, Ricardo Machado, 6%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) com o número 51059/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 20164/2010.