Passageiros se revoltam com defeito de ônibus e incendiam o veículo em Águas Lindas
Um ônibus da empresa Santo Antônio foi incendiado em Águas Lindas, cidade a 47 km de Brasília, na manhã desta quinta-feira (15/7). O incidente ocorreu por volta de 8h40, na saída para a BR-070, próximo ao Hospital Bom Jesus. As informações são do 17º Batalhão da Polícia Militar de Goiás. Segundo a corporação, o ônibus teve uma pane elétrica que obrigou o motorista a parar o veículo. Revoltados, os passageiros colocaram fogo no coletivo.A PM informa que ninguém chegou a ser preso. Agora, o caso segue para a delegacia da região que vai apurar os envolvidos no incêndio. Cerca de 80.000 cidadãos de Águas Lindas de Goiás tomam um ônibus todos os dias para ir trabalhar honestamente no Distrito Federal. São pessoas que se sujeitam a levantar às 4 da manhã para ir atrás do trabalho que vai sustentar a sua família. Deixam, todos os dias, suas casas, a poeira, os buracos, a falta de saneamento básico, infra-estrutura, a água poluída por colifirmes fecais que a
Saneago insiste em afirmar que é de boa qualidade, a precariedade das escolas municipais e estaduais em que seus filhos, por falta de opção são obrigados a frequentar, para ir trabalhar no "DF MARAVILHA". Assim que o ônibus passa a ponte da Barragem do Descoberto a diferença se descortina na janela encardida do ônibus. As pessoas de amontoam para passar a roleta.
Mais de 4 reais a passagem! À medida em que o ônibus avança na estrada, um sentimento de "estrangeiro" vem à cabeça de todos. Um sentimento de se apenas "mais um" a invadir o DF Maravilha em busca de trabalho. Quando as pessoas perguntam: "Onde você mora?" o sentimento de vergonha em responder "Águas Lindas"... Sinônimo de "cidadão de segunda classe". Pior é a resposta, em tom pejorativo "É longe, né?" Mas o cidadão engole, seco, consciente de que é um vitorioso!
Sim, porque viver em Águas Lindas, no mínimo, dá direito a um troféu de vitória! Mas, fica no fundo, um sentimento de frustração. Em, passa pela cabeça que, apesar de morar em Águas Lindas, paga IPTU de valor igual ao de Brasília...
Há cerca de um ano, um grande movimento popular, incitado por alguns oportunistas de plantão, transformou um dia de trabalho em dia de cão. Vários ônibus queimados, estadas bloqueadas e muita confusão. O mote? O péssimo serviço prestado pelas empresas de ônibus. O prefeito se envolveu e prometeu mudanças. Realmente, algumas aconteceram, no âmbito da alçada do prefeito, que foi a implantação de micro-ônibus no transporte municipal. Mas a situação dos ônibus interestaduais (sim, porque a ligação entre Águas Lindas e DF é interestadual e é regida pelo Governo Federal) continuou precária. A TAGUATUR, uma das empresas responsável por mais da metade do transporte coletivo entre Águas Lindas e o DF, preocupada em melhorar o atendimento, adquiriu e colocou para rodar novos ônibus e implementou o aumento de carros nas linhas mais necessitadas. Mas não é o suficiente!
Se são 80.000 passageiros, são 80.000 trabalhadores, 80.000 eleitores! Parece que o prefeito não fez as contas...
Diz que pobre brasileiro tem paciência.
Mas paciência, inclusive de pobre, tem limite!O evento desta quinta-feira, de céu azul e baixa humidade, é um sinal de que a paciência está se esgotando. Discursos e palavras não enchem barriga. E não arrumam lugar em banco de ônibus.
É notório de que a empresa SANTO ANTONIO oferece os piores ônibus para a população. São ônibus "carroçados" (chassis antigos, de 20 anos com carroceria "ajambrada" para enganar ($$$) a fiscalização). Dizem que o dono da empresa SANTO ANTÔNIO é político poderoso. Já está na hora de o prefeito
Geraldo Messias mostrar que não tem medo de gente poderosa e ficar do lado da população. Afinal, para quem é profissional em política, sabe que voto vale mais do que dinheiro! Existem várias empresas que dariam várias contrapartidas, de interesse da população, em troca de conseguir uma concessão de linha em Águas Lindas. E em época de política de eleições majoritárias, está mais fácil do que nunca se negociar com o Ministério dos Transportes.
O evento de hoje foi um sinal. É melhor não pagar para ver.