Ministro Ricardo Lewandowski negou pedido feito nesta segunda-feira (5).
Rosinha seguirá afastada até o julgamento do mérito da questão pelo TSE.
Do G1, em Brasília
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, negou na noite desta segunda-feira (5) o recurso da prefeita afastada de Campos (RJ) para voltar ao cargo. Rosinha Matheus e seu vice, Francisco Arthur de Oliveira, ingressaram com o recurso no final desta tarde. Rosinha não tem mais como recorrer junto ao TSE. Ela fica afastada do cargo até a decisão do mérito da questão.
Em sua decisão, Lewandowski alegou que não havia motivos para contrariar a decisão que havia sido dada pelo ministro Marcelo Ribeiro, que determinou o afastamento do cargo de Rosinha e seu vice Francisco Arthur de Oliveira. A decisão manteve o julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TER-RJ), que determinava que os dois deixassem os cargos enquanto aguardam o julgamento do mérito contra a cassação no TSE. O TRE apontou irregularidades na campanha eleitoral de 2008 por abuso de poder econômico é uso indevido dos meios de comunicação.
“ Não existem razões justifiquem a reconsideração dos fundamentos lançados pelo ministro Marcelo Ribeiro”, afirmou o presidente do TSE.
Nesta segunda-feira, o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Campos Nelson Nahim assumiu o comando da cidade no lugar de Rosinha.
Nahim é irmão do marido de Rosinha, o ex-governador Antonhy Garotinho. O novo prefeito não sabe até quando permanece no cargo. Está nas mãos da Justiça Eleitoral, que pode convocar novas eleições para o município ou até mesmo determinar a volta de Rosinha Garotinho ao cargo.