Curió, que combateu a Guerrilha do Araguaia, é preso Major tinha armas sem o registro de porte; polícia apreendeu documentos. - Do O ...
COTAÇÃO DE MERCADO
ARQUIVO INTEGRAÇÃO BRASIL
Home »
FOGO E SECA CAUSAM ESTADO DE EMERGÊNCIA NO DF
20 de set. de 2010
Foto: Dida Sampaio/Agência Estado
Governador Rogério Rosso decreta Situação de Emergência no DF
O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, decretou, na tarde desta segunda-feira (20/9), situação de emergência na capital federal, devido ao incêndio florestal no Parque Nacional de Brasília e a baixa umidade relativa do ar. A medida vale por 60 dias a partir desta terça-feira (21).
Com isso, os processos de governo e da ordem jurídica no DF são alterados para restabelecer a normalidade, como por exemplo, a compra de insumos pela Defesa Civil pode ser feita mais rapidamente.
Há 117 dias sem chuva, a estiagem e a baixa umidade relativa do ar têm contribuído para o aumento do número de incêndios florestais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda não tem previsão de quando as chuvas vão iniciar e para os próximos dias a previsão é de temperaturas altas.
Um incêndio que consome parte do Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral, é o maior dos últimos três anos no Distrito Federal.
O fogo, iniciou neste domingo (19), e já destruiu 10 mil hectares - equivalentes a dez mil campos de futebol - de um total de 42 mil hectares. Até às 20h, o fogo ainda consumia parte da reserva.
Avião alugado do estado de Tocantins combate o incêndio no Parque Nacional. Fogo começou no domingo e já queimou 10 mil hectares, o correpondente a 25% da reserva. A última grande queimada ocorreu em 2007 e desvastou 30% do parque.