Enviado por: Marcelo Migliaccio
Do JB OnlineVocê acredita em pesquisas de opinião?
Você acredita que Dilma Rousseff estava sete pontos atrás de José Serra em abril?
E que em maio estava empatada com ele?
Hoje, apenas três meses depois, ela aparece mais de 20 pontos à frente.
Uma senhora arrancada, não é mesmo?
Os diretores dos institutos de pesquisa vão dizer que Dilma era desconhecida do povão em abril. Mas, e Serra? Bom, o tucano não é o que se pode chamar de um cara popular... Deve ser menos conhecido nos confins do Norte que o Saci Pererê ou que a Mula Sem Cabeça.
Os executivos dos institutos dirão também que a subida de Dilma se deveu à propaganda na TV, na qual Lula associou seu nome ao dela. Mas, há pelo menos um ano, o presidente deixa claro que ela é a sua candidata. Isso vem sendo noticiado fartamente em todas as emissoras de TV. Seria o horário eleitoral tão significativo assim a ponto de "mudar" tanto e tão rapidamente o quadro de intenções de voto?
Não, o horário gratuito não é desculpa para essa cambalhota repentina nos percentuais. Ouso dizer que Dilma sempre esteve à frente de Serra, inclusive em São Paulo, onde só agora os institutos admitem sua vantagem.
É inegável que muita gente se deixa influenciar por essas pesquisas. Conheci um cara que só votava em quem aparecia em primeiro nos levantamentos.
_ Não gosto de perder _ justificava.
Deve haver muita gente assim por aí, e por isso sempre tentam inflar uma candidatura que lhes é mais simpática atribuindo-lhe discutível vantagem meses antes do pleito. Quando não dá mais para forçar a barra, os números começam a mudar bruscamente e tudo é imputado ao início do horário eleitoral. Esse filme já passou várias vezes.
Vamos buscar outro exemplo, agora num país vizinho. Foi só a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, brigar com os donos dos dois maiores jornais de lá que saiu logo uma pesquisa dizendo que 33% do povo acreditam nos proprietários do Clarín e do La Nacíon e só 18% na presidente.
Você acredita?