Dnit tem R$ 1 bilhão para recuperar estradas do MA
Segundo o Dnit, cerca de 1.100 quilômetros de rodovias federais que cruzam o Maranhão serão recuperados e restaurados. O custo total chegará a R$ 1,089 bilhão.
- Por Daniel Fernandes/O Imparcial - Audiência pública do Dnit sobre obras na Br-316 e BR-135
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizou ontem audiência pública para apresentação dos projetos de restauração, recuperação e conservação de parte das rodovias federais que cortam o Maranhão. De acordo com o superintendente regional do órgão, Geraldo de Freitas Fernandes, serão 1.100 quilômetros de estradas recuperadas ou com obras de conservação, em um investimento de R$ 1,089 bilhão.
Os projetos englobam trechos das rodovias BR-316, BR-226 e BR-135. Serão realizados em três lotes. O trecho mais caro será da BR-135, do km 223 ao km 576, que custará aos cofres públicos a quantia de R$ 324,87 milhões. É o trecho mais longo, com 349 km de extensão. No entanto, os valores totais de cada trecho não têm relação direta com a sua extensão. Isso porque o projeto de conservação que engloba 101 km de extensão da BR-226 custará aos cofres públicos um valor próximo de R$ 238 milhões, enquanto que a obra para o trecho de 104 km de extensão da BR-316, maior que o anterior, custará R$ 72 milhões.
Essa diferença de valores tem relação com o estado de conservação de cada trecho, o volume intervenções na estrutura atual que as empresas vencedoras da licitação deverão fazer e o que deverá ser feito em cada rodovia, porque parte dos trechos estão em estado mais precário do que outros. No entanto, o superintendente Geraldo Fernandes afirmou que não há hoje trechos de rodovias federais no Maranhão em estado crítico.
Questionado sobre os trechos em pior estado atualmente, ele citou a BR-230 entre Balsas e Riachão, e parte da BR-135.Sobre o trecho da BR-230, ele explicou que as obras de recuperação e reestruturação da rodovia já estão licitadas e prontas para terem início, o que ainda não ocorreu por conta do período chuvoso. Já a recuperação do trecho da BR-135 está incluso no projeto de reestruturação e duplicação da rodovia, que deverá ser licitado em março. O superintendente acrescentou ainda que as empresas responsáveis por todas essas obras de recuperação e conversação apresentadas ontem deverão ser responsáveis pela estrutura da rodovia durante cinco anos após o fim das obras.