Campanha por banda larga de qualidade é lançada nesta segunda-feira
- Do Correio Braziliense - Entidades de defesa do consumidor lançam nesta segunda-feira (25/04) o manifesto Banda Larga é um direito seu, com objetivo de alertar a população sobre o que consideram "uma disposição menor" do governo em enfrentar os interesses particulares das grandes operadoras nas negociações para expandir o acesso à internet no país.Em Brasília, o ato será às 19h30, na 201 Norte.
Maria Inês Dolci, coordenadora-institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), explica que um dos principais questionamentos apresentados se refere à retirada das obrigações das operadoras em construir backhaul — nome dado à infraestrutura física usada para conectar as cidades, no Plano Geral de Metas e Universalização (PGMU III).
Na versão anterior do PGMU III, voltado à universalização do serviço de telefonia fixa, havia obrigações de as operadoras de telecomunicações instalarem esse infraestrutura em todas as localidades com mais de mil habitantes.
"Estamos preocupados com os desdobramentos das negociações entre teles e governo. As questões tratadas precisam ser mais transparentes e acessíveis. O temos hoje é uma internet ruim, lenta e cara", disse Maria Inês.
Confira o horário e locais de protesto:
São Paulo: às 19h, no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo — Rua Genebra, 25, Centro (travessa da Rua Maria Paula)
Rio de Janeiro: às 20h30, no Auditório do SindJor Rio —Rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar
Salvador: às 19h, no Auditório 2 da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia —Avenida Reitor Miguel Calmon s/n – Campus Canela
Brasília: às 19h30, no Balaio Café — CLN 201 Norte, Bloco B, lojas 19/31