Secretaria de Saúde anuncia surto de conjuntivite no DF
- Da Agência Brasil - O aumento expressivo do número de casos de conjuntivite no Distrito Federal levou a Secretaria de Saúde do DF a considerar a existência de um surto da doença. Segundo dados da Coordenação de Oftalmologia da pasta, há registros de mais de 9 mil casos, entre conjuntivites virais, bacterianas e alérgicas, desde o início do ano. O número representa um crescimento de 50% em relação ao mesmo período de 2010.
Oftalmologista do Hospital Regional de Taguatinga e membro da coordenação, Adriana Sobral destaca que três fatores colaboram com o surto; o período de seca, as condições de higiene e mutações do vírus. Apesar de não haver dados precisos sobre a quantidade de ocorrências de cada variedade, ela aponta maior registros de conjuntive viral. "São os mais contagiosos, mais frequentes e, sem dúvida, representam a maioria dos casos", explica.
Os sintomas são coceira, irritação, desconforto, vermelhidão e excesso de secreção nos olhos. De acordo com a médica, a forma mais eficaz de evitar o contágio é a higiene. Como a transmissão ocorre após contato, Adriana recomenda lavar sempre as mãos e usar álcool gel. Além disso, sugere evitar aglomerações e contato próximo com quem esteja com a doença.
Conjuntivite é uma inflamação da membrana que reveste a parte da frente do globo ocular (o popular "branco dos olhos") e o interior das pálpebras. Para evitar a disseminação da doença, é recomendado lavar as mãos com frequência e evitar coçar os olhos, além de separar objetos de uso pessoal, como toalha de banho, sabonete, maquiagem, lápis e canetas.