No dia em que o governador do Distrito Federal Agnelo Queiróz anuncia a licitação para a compra de 1.200 ônibus, o Seminário sobre Transporte Ferroviário em Brasília e no Entorno reuniu especialistas no assunto onde são apresentadas propostas de muito menor custo e facilidade de implantação.
O Seminário "Transporte nos Trilhos: Distrito Federal e Região rumo à mobilidade verde, sustentável " foi um evento promovido pelo Decanato de Extensão da Unb (DEX-UnB) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste do Ministério da Integração Nacional (SCO-MI) com o objetivo de oferecer alternativas para a construção de políticas públicas que visem resolver o problema dos transportes urbanos no Distrito Federal. Estiveram na mesa de abertura representantes do Ministério dos Transportes, do Ministério das Cidades, da Agência Nacional de Transportes Terrestres(ANTT) e os oganizadores: o reitor da Unb, José Geraldo de Sousa Junior, e o secretário da SCO- MI, Marcelo Dourado.Bernardo Figueiredo(ANTT), Marcelo Dourado e o reitor José Geraldo Junior
Dourado (SCO-MI) é presidente do grupo de trabalho intergovernamental formado por dez representantes de instituições públicas ligadas ao transporte semi-urbano do Distrito Federal e de Goiás criado com o objetivo de encontrar a solução para os problemas do transporte semi-urbano na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride). Para ele o Distrito Federal e o Entorno vivem um momento "dramático" na questão do transportes urbanos, precisam de uma alternativa para os problemas crescentes na área, e a solução passa necessariamente pelo transporte ferroviário de passageiros, “as ferrovias são uma velha e ao mesmo tempo nova alternativa para solucionar o problema da mobilidade no Distrito Federal e no Entorno, seja o trem de superfície, seja o metrô”, afirmou Dourado durante o seminário. O secretário informou também que há ferrovias que já existem e cortam o Distrito Federal, que podem ser utilizadas para transporte de passageiros, assim como há outras que estão em fase de projeto.
O presidente da ANTT, Bernardo Figueiredo, confirmou que a ferrovia Centro-Atlântica, que hoje faz apenas transporte de cargas pode ser adaptada para o transporte de passageiros nos trecho Luziânia-Brasília, “é possível pensar na construção de um trem regional competitivo que circule a velocidade de 180 Km/h”, diz o presidente da ANTT. Ainda segundo Figueiredo há um estudo para que seja construída uma malha ferroviária ligando Anápolis até Brasília dentro da malha da Ferrovia Norte Sul, que já está sendo construída.
O diretor-presidente do Metro de Fortaleza, Rômulo Fortes, relatou a experiência do estado do Ceará com os Trens Leves de Passageiros. Entre os municípios de Crato e Juazeiro do Norte já existiam 14 Km de malha ferroviária, que se encontravam abandonados e por iniciativa do governo foram revitalizados. Os veículos leves sobre trilhos (VLTs) foram construídos numa fábrica nos sertão do Cariri – a única existente no Brasil – modernos e com ar condicionado oferecem uma alternativa segura, barata- as passagens custam R$ 1- e confortável à população.