-Do G1 - OAB divulgou aprovação dos bacharéis por instituição de ensino
Trinta faculdades não aprovaram nenhum candidato.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou o resultado preliminar do 4º Exame de Ordem com o desempenho dos bacharéis de direito dividido pelas instituições nas quais eles se formaram.
O melhor desempenho foi dos bacharéis formados pela Universidade Federal do Sergipe (69,44% de aprovados), seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (64,71%) e pela Universidade de São Paulo (63,76%).
Entre os piores desempenhos aparecem 30 instituições que não tiveram nenhum candidato aprovado. O OAB só avalia as instituições que possuem no mínimo dez estudantes inscritos.
Confira lista das instituições de ensino e seu respectivo índice de aprovação no exame (aquivo em pdf)
Segundo a OAB, um total de 18.002 (14,83%) dos 121.309 candidatos passaram no último exame. Houve um aumento no número de aprovados na prova aplicada entre julho e agosto, depois de registrar o pior índice de aprovação da história (9,74%) no teste realizado em dezembro.
Ainda de acordo com a OAB, cerca de 2 mil estudantes entraram com recurso para revisão de suas notas no exame. O resultado final será divulgado no dia 4 de outubro.
Quem não foi aprovado poderá fazer uma nova tentativa.
A OAB abriu na segunda-feira (26) as inscrições para mais um Exame de Ordem, que terá a primeira fase (prova objetiva) no dia 30 de outubro e a segunda fase (prova prático-profissional) em 4 de dezembro.As inscrições podem ser feitas no
site da OAB ou no
site da FGV Projetos, responsável pela prova.
A inscrição pode ser paga no banco até o dia 11 de outubro de 2011, considerando homologada a inscrição com a efetivação do pagamento.
No momento da inscrição, o candidato precisa optar pela cidade onde fará o exame e pela área jurídica da prova prático-profissional. São elas: direito administrativo, civil, constitucional, do trabalho, empresarial, penal ou tributário.Estará isento da taxa de inscrição, o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou for de família de baixa renda.
Nestes casos, o interessado deve preencher um requerimento disponível no site da OAB até as 23h59 do dia 1º de outubro.
A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada até o dia 4 de outubro, também pelo site.
A prova objetiva terá a duração de cinco horas e será aplicada dia 30 de outubro, das 14h às 19h. Serão 80 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase.
Na segunda fase, dia 4 de dezembro, o candidato precisa redigir uma peça processual e responder a cinco questões, sob a forma de situações-problema. O resultado preliminar final será divulgado em 26 de dezembro, quando os candidatos poderão entrar com recursos.
O resultado final sairá dia 16 de janeiro de 2012, segundo o edital.