- Do G1 - O empresário Sergio Habib, presidente da chinesa JAC Motors no Brasil, anuncia nesta sexta-feira (7) planos para construir uma fábrica na Bahia. Segundo ele, o empreendimento custa R$ 900 milhões, terá 80% de capital brasileiro e capacidade para produzir 100 mil carros por mês
Sergio Habib, presidente da JAC Motors no Brasil, disse que investimento em fábrica no país é de R$ 900 milhões.
Habib declarou que o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre carros importados pode dificultar o negócio. Mas disse que o governo aceita flexibilizar a medida.
“Se o governo não fizer mudança [no imposto sobre carros importados], nós não podemos fazer a fábrica. Mas eu te digo. Eu estive lá. Eu estive em Brasília. O governo está disposto a estudar mudanças para permitir a implementação de novos investimentos”, afirmou.
Habib afirmou que gosta “muito” do ex-presidente Lula e que, em 2010, votou em Dilma Rousseff (PT) para presidente da República e em Geraldo Alckmin (PSDB) para governador de São Paulo. Recém filiado ao PMDB, o empresário disse que em 2012 fará campanha para eleger Gabriel Chalita (PMDB) prefeito da capital paulista.
O projeto será encaminhado nesta sexta ao Ministério de Desenvolvimento.
Investimento será de R$ 900 milhões para produzir 100 mil unidades anuais.
Polo de Camaçari (Foto: Manu Dias/Divulgação)
O Grupo SHC, representante dos negócios da JAC Motors do Brasil, anunciou que irá protocolar nesta sexta-feira (7), no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em Brasília, plano detalhado do seu projeto para a implantação de uma fábrica de automóveis da marca no Brasil, com previsão para ficar pronta em 2014.
Com capacidade para produzir 100 mil unidades anuais em dois turnos, a montadora prevê que fábrica irá criar 3,5 mil novos empregos diretos. Ela seria instalada no Polo de Camaçari, na Bahia.
De acordo com a empresa, o investimento será de R$ 900 milhões, oriundos de capital misto (80% do Grupo SHC e 20% da JAC Motors, da China). A empresa diz que se trata da primeira montadora de automóveis de grande volume do Brasil, que produz modelos abaixo de R$ 50 mil, com controle totalmente nacional.
O projeto inclui um centro de desenvolvimento de novas tecnologias – como a adoção de um motor com sistema de alimentação flex com sistema de partida a frio por intermédio de pré-aquecimento de bicos injetores –, centro de estilo e design (previsão de 50 profissionais), laboratórios de controle de emissão de poluentes, pista de testes e centro de capacitação profissional, além das etapas de produção, como armação de carrocerias, soldagem, pintura e montagem final. As fases de estamparia de componentes e produção de motores estão previstas para os próximos anos.
A decisão de protocolar o projeto completo da fábrica no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior surgiu após uma reunião na última terça-feira (4) entre o acionista do Grupo SHC e presidente da JAC Motors Brasil, Sergio Habib, e o secretário-executivo adjunto do MDIC, Ricardo Schaefer.
Habib disse esperar que, manifestando objetivamente a decisão da JAC Motors de construir uma fábrica no Brasil, o governo federal crie condições para alterar a decisão de impor alíquota maior do Imposto para Produtos Industrializados (IPI) para veículos importados.
O aumento de 30 pontos percentuais do IPI para carros importados de fora da Argentina, Uruguai e México foi anunciado no dia 15 de setembro pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. O preço dos carros importados que a medida engloba pode subir de 25% a 28%.
Para carros nacionais serem isentos do IPI maior, eles precisam ter, no mínimo, 65% de conteúdo nacional e regional, e as montadoras devem fazer investimento no desenvolvimento de novas tecnologias.