- Da Folha.Uol - Em "Tempo de Esperas: O Itinerário de um Florescer Humano", novo livro do padre Fábio de Melo, o leitor acompanha a troca de cartas entre Abner, um professor renomado e recluso, e Alfredo, um jovem e ambicioso estudante de filosofia
Escrito em forma de correspondência, o volume aborda questões como felicidade, carência afetiva, existência e essência de Deus.
Nascido em Formiga (MG), no dia 3 de abril de 1971, o sacerdote católico e cantor Fábio de Melo é autor de "Quem me Roubou de Mim?", "Quando o Sofrimento Bater à Sua Porta", "Mulheres de Aço e de Flores" e já escreveu em parceria com Gabriel Chalita. Na música, interpretou sucessos de Ivan Lins e Milton Nascimento.
Leia o início da primeira carta do livro "Tempo de Esperas":Prezado AbnerAqui estou eu. Necessitei de coragem para chegar. Não é fácil bater à porta de alguém que tanto preza o direito de ser só. Com o intuito de ser menos inoportuno, utilizo-me dos recursos desta correspondência. Ponderei que a minha presença poderia causar-lhe desconforto. Sou-lhe estranho. E, por isso, a carta. Vida inteira espremida neste envelope que agora foi aberto por você. Uma carta é bem menos inoportuna que uma visita presencial. É uma forma de chegar, mas sem pesar o outro com a presença.
Ando necessitado de dizer quem sou. Careço de encontrar alguém a quem eu possa retirar as máscaras, mostrar o coração. A dificuldade que enfrento no momento parece desvendar outros obscuros que trago em mim. Estou inadequado. Experimento e constato essa inadequação nas pequenas coisas. Estou precisando confessar meus medos. Só por isso lhe escrevo.
A escrita é uma aventura perigosa. Nela o coração humano se registra e se revela. O envelope resguarda o segredo, acoberta o infortúnio que gerou as palavras, segreda os motivos que o esboço da escrita não alcança, veda os espaços para que o sentimento não fuja, nem se perca pelo caminho. A palavra segura o significado do vivido, desafia o tempo, engana a cronologia. A vida vivida encontra abrigo na casa da palavra. A tenda do significado se avoluma. O que a palavra sabe de si mesma é misteriosamente emprestado à dor que até então doía sem ter nome. A dor pagã ganha batismo. Do obscuro ventre, alça o socorro do significado, vem à luz e acomoda-se nos estreitos territórios da palavra.
É assim que ouso bater à sua porta. Estreitando os limites de minha fala. Tentei fazer caber neste envelope a circunstância existencial que tanto tem pesado sobre mim. Estou nas palavras, mas estou, sobretudo, nas entrelinhas. O que já sei dizer sobre mim é quase nada perto do ser que em mim se oculta. Talvez por isso eu esteja aqui. Tenho necessidade de conhecer melhor quem sou. Anseio por compreender o estatuto que me rege. A lei interior que me distingue e ao mesmo tempo me assemelha a uma parte da humanidade.
"Tempo de Esperas"
Autor: padre Fábio de Melo
Editora: Planeta
Páginas: 168
Quanto: R$ 16,99 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.