Depois de dois anos sofrendo com inúmeras críticas e o ódio generalizado dos fãs adversários, o Miami Heat conseguiu calar todos e venceu o título da temporada 2011/2012 da NBA.
A consagração máxima do time veio nesta noite após a vitória por 121 a 106 sobre o Oklahoma City Thunder, na American Airlines Arena, no jogo 5 da final da liga norte-americana de basquete.
Esse é o segundo título da história do Miami Heat, o primeiro na “Era LeBron James”, que começou há dois anos. A outra conquista do time da Flórida havia sido em 2006, sob a batuta de Dwyane Wade, remanescente daquela geração ao lado de Udonis Haslem, e Shaquille O’Neal.
Tido como “pipoqueiro” antes do começo desta série, LeBron James tira uma enorme peso das suas costas com este seu primeiro título na NBA. O camisa 6 do Heat teve mais uma atuação de gala e conseguiu um triple-double com 26 pontos, 13 assistências e 11 rebotes. LeBron foi o principal jogador do seu time nesta série, nos playoffs e nos últimos dois anos. E agora, enfim, ele pode calar seus críticos.
Veja os melhores momentos da partida
Além de LeBron, o Miami Heat também contou com ótimas atuações dos seus coadjuvantes. Chris Bosh (24 pontos e 7 rebotes), Dwyane Wade (20 pontos) e a surpresa do reserva Mike Miller (23 pontos e 7 bolas de três pontos) foram fundamentais nesta noite e na conquista do título.
Já pelo lado do jovem Oklahoma City Thunder, mais uma vez Kevin Durant se destacou. O camisa 35 anotou 32 pontos e 11 rebotes. Russell Westbrook também foi bem com 19 pontos, 4 rebotes e 6 assistências. Mas nenhum dos dois conseguiu evitar o vice-campeonato.
LeBron, enfim, conquistou seu primeiro título na NBA. Foto: Reuters
O jogo
Dispostos a dar fim à série nesta noite, o Miami Heat começou voando no primeiro quarto. Acertando quase 60% dos seus arremessos de quadra e com quatro bolas de três pontos, o time da casa dominou e terminou a primeira parcial vencendo o Oklahoma City Thunder por 31 a 26.
No segundo período, o jogo continuou igual com o Heat pressionando, e o Thunder tentando manter-se vivo com cestas de Russell Westbrook e Kevin Durant. No entanto, o jogo coletivo de Miami fez a diferença e a vantagem foi para o intervalo em dez pontos.
Com as “costas na parede”, o Oklahoma City Thunder bem que lutou e conseguiu manter-se vivo no jogo até o meio do terceiro quarto. No entanto, o Miami Heat estava disposto a fechar o confronto em seu próprio ginásio e abriu 24 de diferença no início do último período, o suficiente para garantir uma vitória tranquila e a taça.