- Por Jorge Wamburg - O Ministério das Cidades e o governo do Distrito Federal (GDF) definiram hoje (14) as medidas para iniciar as obras de mobilidade urbana destinadas à Copa do Mundo de 2014 e à Copa das Confederações de 2013, o que não inclui Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que só ficará pronto depois do Mundial em que Brasília será uma das nove cidades-sede.
As obras do VLT de Brasília estão paradas e abandonadas.
Em lugar do VLT, a Copa contará com um corredor de transporte urbano que interligará o Aeroporto Internacional de Brasília ao início da Asa Sul, por meio de um conjunto de pistas e viadutos e dará maior agilidade ao deslocamento das delegações que virão aos dois eventos esportivos e ao transporte na cidade em geral. A obra já está licitada e as propostas serão abertas no dia 20 deste mês.
O vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filipelli, que representou o GDF na reunião com o ministro Aguinado Ribeiro e técnicos do Ministério das Cidades, disse que para construir o VLT será feita uma nova licitação, já que a primeira, feita no governo de José Roberto Arruda, foi anulada pela justiça devido a uma série de irregularidades no processo licitatório, “o que causou um grande prejuízo aos cofres públicos”, segundo ele.
Por essa razão, não haverá tempo para concluir o projeto até a Copa do Mundo, enquanto que a construção da Rodovia DF 047 e o corredor de ônibus estarão prontos até 2013. A nova rodovia custará R$ 100 milhões, de acordo com as estimativas feitas na reunião, e o VLT está orçado em R$ 260 milhões, mesmo valor da licitação anulada.
As obras terão seus custos a cargo do governo federal, por intermédio do Ministério das Cidades, com verbas do chamado “PAC da Copa”, de acordo com Filipelli. Apesar de não contar com o VLT para a Copa, o vice-governador disse que ele será muito importante para a cidade depois, “pois não há mais como estruturar o transporte de Brasília sem esse meio de transporte”.
Filipelli disse que, mesmo sem o VLT, não haverá problema de transporte para a Copa em Brasília, porque o projeto original previa sua conclusão até 2014 apenas no trecho que vai do aeroporto ao terminal da Asa Sul, mas o sistema que será adotado agora, com ônibus articulado e outros meios de transporte, “supre perfeitamente as necessidades”.
A reunião com o GDF foi a primeira de uma série iniciada hoje pelo ministro das Cidades com governadores dos estados e prefeitos das cidades sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Depois de Filipelli, Aguinado Ribeiro se reuniu com a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, o governador do Amazonas, Omar Aziz, e o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes. Novas reuniões com outros governadores e prefeitos serão realizadas no final deste mês.