Crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas a um posto de saúde para atualizar a caderneta de vacinação e acrescentar duas vacinas incluídas no calendário básico, além de se imunizar contra várias doenças.
A Campanha Nacional de Multivacinação começa neste sábado (18/8) e prossegue até o dia 24 de agosto. Serão oferecidas todas as vacinas importantes a saúde das crianças. A estratégia tem como objetivo diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser prevenidas, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema de imunização. O público alvo para a ação no Distrito Federal é de 202.083 crianças.
No sábado, dia 18/8, estarão funcionando 146 postos das 8h às 17h.
Diferente dos anos anteriores, além da vacina contra a poliomielite, estarão disponíveis as demais vacinas recomendadas às crianças menores de cinco anos - contra sarampo, rubéola, difteria, tuberculose, tétano, rotavírus, hepatite B, entre outras.A campanha serve para divulgar a campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou na última terça-feira (14) que o projeto vai investir cerca de R$ 18,6 milhões, transferidos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos estaduais e municipais.
Padilha também anunciará o acréscimo das duas novas vacinas incluídas no Calendário Básico de Vacinação: a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP).