Em Rondônia, 141 candidatos renunciaram à corrida eleitoral
Porto Velho tem o maior de número de renúncias, 13 foram registradas.
- Do G1 RO - Os 141 candidatos do estado de Rondônia que renunciaram as candidaturas devem prestar contas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No estado, dos 5.165 registros de candidaturas de candidatos a vereador e prefeito, 141 renunciaram perante a Justiça Eleitoral.
Em Porto Velho, 13 candidatos registraram pedido de renúncia, o maior número entre os municípios, em Vilhena foram dez pedidos, Urupá com oito, Rolim de Moura e Candeias do Jamari, registraram seis renúncias cada.
TRE recebeu 141 pedidos de renúncia. (Foto: Jenifer Zambiazzi/G1)
Os candidatos, comitês e partidos políticos devem prestar contas dos que renunciaram e daqueles que tiveram registro de candidatura indeferido, segundo o juiz da 2ª Zona Eleitoral de Porto Velho, Carlos Augusto Teles de Negreiros.
Conforme a legislação, mesmo se não houver arrecadação e movimentação de recurso financeiro os comitês devem prestar contas da campanha política. Caso o candidato venha a falecer, é obrigação do partido político prestar contas referente ao período em que o político realizou campanha.
O candidato que não prestar contas será impedido de conseguir a certidão de quitação eleitoral até o fim da legislatura, além disso, implicará ao partido o direito de receber a quota do fundo