A CODHAB / Sedhab - DF informa que, a partir desta quarta-feira, 1º de agosto, o Novo Cadastro da Habitação estará aberto para associações, sindicatos e cooperativas habitacionais promoverem novos cadastramentos e atualização de dados de seus associados.
- Por Isabela de Oliveira, do Correio Braziliense - A Companhia de Desenvolvimento Habitacional - CODHAB/DF retoma, de hoje até o dia 31 próximo, o cadastramento e atualização de dados de potenciais beneficiários do programa, por meio da página na internet
Após uma série de irregularidades, que mereceu investigações da Polícia Civil e do Ministério Público do DF e Territórios, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) reabre, a partir de hoje, as inscrições para o programa Morar Bem, suspenso em decorrência das fraudes. Associações, sindicatos e cooperativas poderão cadastrar novos filiados, além de atualizar os dados dos que estão inscritos. A oportunidade também beneficia quem deseja a casa própria, mas ainda não se habilitaram ao programa.
Nos últimos dois anos, as brechas dos programas governamentais favoreceram a estelionários que integravam a lista de espera por uma moradia, e levaram as políticas habitacionais da capital ao descrédito. De acordo com a Codhab, a atualização dos cadastros ajudará a filtrar as inscrições, a partir do confronto entre dos dados do proponente e a documentação apresentada.
Jardim Mangueiral, em São Sebastião, integra o projeto do governo local para eliminar o deficit habitacional existente no Distrito Federal.
A primeira etapa do processo, que acontece de 1º a 12 de agosto, privilegiará a Relação de Inscrições por Entidade (RIE). Nesse período, as entidades poderão atualizar dados já registrados no sistema e cadastrar novos filiados. Para isso, é preciso apresentar nome completo, CPF do titular e cônjuge, além do perfil socioeconômico do candidato.
A partir do dia 13 até 31 deste mês, a companhia realizará o cadastro da habitação, que será reaberto para novas inscrições e atualizações de dados dos candidatos registrados na Relação de Inscrições Individuais (RII) em julho de 2011.
No período de 1º a 12 de agosto de 2012, as entidades poderão cadastrar novos filiados (nome, CPF do titular e cônjuge e perfil socioeconômico) ou atualizar os dados dos associados já inscritos na Relação de Inscrições por Entidade (RIE), por meio do site
www.morarbem.df.gov.br.
As inscrições e atualização de dados serão somente pela internet, por meio do site www.morarbem.df.gov.br. Não é necessário comparecer ao Núcleo de Atendimento da Codhab.Já de 13 a 31 de agosto, o Novo Cadastro da Habitação estará reaberto para novas inscrições ou atualização de dados das pessoas já cadastradas na Relação de Inscrições Individuais (RII) do Programa Morar Bem.Os critérios básicos para participar dos programas habitacionais do GDF são: ser morador do DF há pelo menos cinco anos, possuir renda familiar bruta mensal de até 12 salários mínimos, nunca ter possuído imóvel no DF e ter no mínimo 18 anos, conforme a lei 3.877 de 26/06/2006 que dispõe sobre a Política Habitacional do Distrito Federal.
O prazo é improrrogável.