Segundo a CEB, apagão atingiu 616 mil estabelecimentos no Distrito Federal
Caos no trânsito, metrô parado, estudantes dispensados das aulas traduzem o caos que os brasilienses enfrentaram na tarde de quinta-feira (4/10).
Segundo informações da Companhia Energética de Brasília (CEB) 70% do Distrito Federal ficou no escuro. Apenas Asa Sul, SIA, Gama e Santa Maria permaneceram com energia elétrica, segundo a CEB. A estação Asa Sul, do metrô, contudo, é uma das que mais registraram problemas com a interrupção do serviço.
O apagão que atingiu várias regiões do Distrito Federal no início da tarde desta quinta-feira (04/10) deixou aproximadamente 616 mil estabelecimentos (entre comerciais e residenciais) sem energia. Foto: Ed Ferreira/AE.
Faltou luz inclusive nos prédios dos ministérios e no Congresso, onde a maioria das escadas rolantes e dos elevadores ficou desligada, pois parte da energia foi provida por gerador. No Palácio do Planalto, só havia luz por causa de geradores, mas os anexos ficaram no escuro.
O apagão acabou prejudicando o julgamento do mensalão, que começou com quase 40 minutos de atraso no Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a CEB, só escaparam a Asa Sul, Gama, Santa Maria e o SIA (setor de indústrias e abastecimento).
Parado desde as 13h14 por causa da falta de energia que atingiu cerca de 70% do Distrito Federal, o Metrô-DF somente voltou a funcionar normalmente no final da tarde de quinta-feira (4). Os passageiros foram obrigados a quebrar os vidros de portas e janelas dos trens para poder sair e tiveram de caminhar pelos trilhos. Os transtornos e confusão tomaram conta das estações na volta para casa.
Segundo o diretor geral da Companhia Energética de Brasília (CEB), Rubem Fonseca Filho, cabos da subestação que fica entre Samambaia e Brasília Sul foram atingidos por fogo, o que ocasionou o blecaute.
Segundo o diretor, ainda não se sabe se o fogo foi decorrente de um curto-circuito ou provocado propositalmente. Dados da companhia apontam que 70% do DF foi atingido pelo apagão.
De acordo com o diretor, a energia volta a ser restabelecida em alguns pontos da cidade.