Com Please please me, Beatles inauguram fase áurea da indústria fonográfica
O disco, lançado na Inglaterra em 22 de março de 1963, há exatos 50 anos, foi o embrião criativo da banda mais escutada, tocada e imitada da história.
Com o álbum, os The Beatles inauguram a fase áurea da indústria fonográfica e iniciam uma carreira musical única.
O álbum dos debutantes que modificaram para sempre o jeito de fazer rock custou cerca de 400 libras, incluiu seis covers entre as 14 canções listadas e foi gravado em menos de 13 horas.
Please please me, lançado na Inglaterra em 22 de março de 1963, há exatos 50 anos, foi o embrião criativo da banda mais escutada, tocada e imitada da história. Mas, enquanto tinham vozes e instrumentos captados nos estúdios de
Abbey Road, em Londres, os garotos de Liverpool, que há dois anos tocavam freneticamente na Inglaterra e na Alemanha, não deviam saber que aquelas sessões inaugurariam a música pop.
'Please please me', 1º LP, tem 'Love me do', 'Twist and shout' e outros hits.
Veja letras e ouça músicas dos BeatlesDos jovens de terninho e franja da capa de "Please please me", primeiro LP dos Beatles, lançado em 22 de março de 1963, aos hippies cabeludos do encarte de "Let it be", último álbum da banda, que saiu sete anos depois, uma transformação total parece ter acontecido. Mas na estreia dos ingleses, que completa 50 anos nesta sexta-feira (22), há elementos que marcariam os anos seguintes de sucesso do quarteto.
Na primeira faixa, "
I saw her standing there", a linha de baixo idêntica a "Talkin' about you", de Chuck Berry, prenuncia plágio que seria levado pelo músico à justiça - em "
Come together" (1969). O gosto de John por jogos de palavras (que mais tarde cairiam para a psicoledelia) ou dos compositores por temas mais reflexivos (que geraria clássicos como "
In my life" e "
Yesterday", de 1965), entre outras características que floresceriam nos discos posteriores, também têm sementes plantadas em "Please please me".
FOTOS: 50 anos de 'Please please me', 1º disco dos Beatles