A Arcos Dourados, que opera a marca McDonald's no Brasil, foi condenada pela Fundação Procon-SP a pagar multa de R$ 3.192.300 por veicular comerciais do kit para crianças McLanche Feliz considerados abusivos.
- Por Priscila Jordão, da Folha.com - A entidade de proteção ao consumidor decidiu neste mês manter uma multa de um processo de 2011 em que o McDonald's foi acusado de promover as vendas do lanche por meio de campanhas publicitárias que o associam ao mundo infantil utilizando personagens, bonecos e atores mirins.
A empresa recorreu da decisão na época, mas o Procon-SP negou o recurso e decidiu multar a Arcos Dourados em caráter definitivo. Agora, a única opção da empresa é recorrer da multa na Justiça.
A decisão foi publicada na edição de 2 de abril do "Diário Oficial" do Estado de São Paulo.
PUBLICIDADE ABUSIVASegundo o Procon-SP, a empresa incitou o público infantil --considerado hipervulnerável-- a consumir alimentos não saudáveis pelo uso de personagens infantis e pela venda de lanches acompanhados de brinquedos.
"A publicidade tem que tomar uma serie de cuidados e jamais deve fazer esse vínculo com o mundo infantil, pois esse público não tem a capacidade de compreensão que o público adulto possui", disse Andréa Benedetto, assessora técnica da entidade.
Benedetto disse que, embora não haja uma legislação específica regulamentando a publicidade infantil, a condenação foi feita com base no CDC (Código de Defesa do Consumidor), que veda a publicidade abusiva.
McDonald's foi multado pelo Procon de São Paulo em R$ 3 milhões por publicidade abusiva do McLanche Feliz. Foto: Alessandro Shinoda - 08.jun.2011/Folhapress.
OUTRO LADO
Procurado, o McDonald's informou que vai recorrer da multa na Justiça.
Segundo a empresa, os brinquedos que acompanham o lanche podem ser adquiridos desde 2006 sem a obrigatoriedade do consumo de refeições e "todas as composições do McLanche Feliz apresentam 600 calorias, recomendação da Organização Mundial de Saúde para um terço das refeições diárias de uma criança".
Sobre regras de comunicação para o público infantil, o McDonald's disse que tem um código de autorregulamentação.