Deputado diz que parlamentares não têm condições de votar sistema eleitoral
Presidente da Comissão Especial da Reforma Política sugere que esses temas sejam decididos por meio de plebiscito.
O presidente da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Almeida Lima (PMDB-SE), afirmou que os parlamentares não têm condições de votar mudanças no sistema eleitoral, porque, supostamente, vêm seus interesses pessoais antes do coletivo. A declaração gerou protestos de vários deputados e muitos deixaram o Plenário onde a comissão estava reunida.
Almeida Lima enfatizou: “Aqui, nós só deliberamos de acordo com nossos interesses pessoais. Eu não me sinto em condições de decidir, por exemplo, [sobre] sistema eleitoral. Eu não me sinto com legitimidade, porque eu não irei aqui deliberar contra os meus interesses de ordem pessoal, isso é a lei da sobrevivência, que é natural, exercida pelos humanos, pelos animais e pelas plantas”, afirmou. O deputado sugeriu que esses assuntos sejam decididos por meio de plebiscito.
O deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) chegou a sugerir que Lima deixe o cargo de presidente. O deputado Marcelo de Castro (PMDB-PI) classificou como “palhaçada” a declaração de seu colega de partido. “Como é que o presidente diz que não temos condições de votar o sistema eleitoral, porque vamos votar sem pensar na sociedade? Ele pode dizer por ele, não por mim e por muitos que não pensamos assim”, declarou.