Sites do governo sofrem ataques de hackers há 3 dias.
Ministério da Cultura detectou sobrecarga de acesso causada por apenas um IP.
- Do G1 - Site do Ministério da Cultura na manhã desta sexta.
O site do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) sofreu uma tentativa de ataque na manhã desta sexta-feira (24), de acordo com a assessoria de imprensa da pasta. Há três dias, sites do governo sofrem ataques de hackers. Na madrugada desta sexta, o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foi invadido.Entre 7h e 8h, o G1 acessou o portal por diversas vezes e, em pelo menos 5 vezes neste período, apareceu a mensagem "Error establishing a database connection".
O G1 questionou o ministério sobre o fato, e a assessoria informou que, no horário mencionado, foi detectada uma sobrecarga de acesso causada por apenas um IP. "A ameaça foi detectada e logo neutralizada", disse a assessoria.
Por meio da assessoria de imprensa, o coordenador de infraestrutura tecnólógica do MinC, Hugo Gois Cordeiro, informou que o IP era do Brasil e que tudo indica que hackers tenham tentado derrubar o sistema do ministério. De acordo com a pasta, não houve nenhum dano.A instabilidade no site do Ministério da Cultura ocorreu após invasão ao site do IBGE durante a madrugada. No topo da página na internet, estava escrito "IBGE Hackeado - Fail Shell", e uma imagem com um olho representando a bandeira do Brasil vinha logo abaixo.
O grupo nega relação com os grupos LulzSec ou Anonymous. O primeiro é apontado como o responsável pelos ataques que derrubaram sites do governo na madrugada de quarta-feira (22). Foi o maior ataque sofrido pelo governo, com mais de 2 bilhões de tentativas de acesso em um curto período de tempo, segundo o Serpro. O órgão informou que o ataque, naquela ocasião, partiu de servidores localizados na Itália.
Site do Ministério do Esporte foi tirado do ar para varredura.
Ministério do EsporteO site do Ministério do Esporte ficou fora do ar na manhã desta sexta, mas por volta das 9h estava normalizado. A assessoria de imprensa da pasta havia informado na quinta que tiraria o site do ar para que seja feita uma varredura. Segundo a assessoria, o procedimento é padrão para o trabalho de rastreamento. Um laudo técnico pode ser divulgado nesta sexta.