As vendas de tablets vão crescer mais do que já se imaginava neste ano
Segundo o IDC, consultoria internacional especializada em pesquisas sobre o mercado tecnológico, as vendas mundiais do equipamento de acesso móvel à internet vão alcançar 53,5 milhões em 2011, número 6,2% maior do que o previsto anteriormente.
No Brasil, em 2011 as vendas devem alcançar entre 350 mil e 500 mil equipamentos, também segundo dados do IDC.
O governo federal também conta com o aumento das vendas dos tablets e dos smartphones, como decorrência da política de estímulo à produção dos equipamentos no País, baseada na redução dos tributos.
Há, ainda, a expectativa de que a expansão das vendas tenha reflexos positivos sobre o acesso a recursos de banda larga no Brasil. Hoje, apenas 50% dos equipamentos utilizam a planos 3G.
A chegada dos tablets e a popularização dos smartphones está ampliando as possibilidades de negócios e lazer. No Brasil, essa evolução está sendo impulsionada pelo aumento do consumo principalmente de smartphones e dos serviços de dados.
“As indústrias estão pensando em como aproveitar da melhor forma as oportunidades de uso dos tablets e smartphones, seja para uso corporativo ou voltado ao consumidor final”, disse o sócio da consultoria Accenture, Fábio Mittelstaedt.
No mundo corporativo, os departamentos de Tecnologia da Informação (TI) terão trabalho reforçado, diante da necessidade de investir em adaptações e novos aplicativos gerenciais.
Hoje principal desejo de todo executivo, tanto os Tablets como os Smartphones ampliaram a mobilidade dos usuários, que acessam conteúdo corporativo ou a internet nos mais diversos locais e não precisam mais de um computador fixo para realizar essas operações.Dificuldades técnicas superadasSegundo Mittelstaedt, há pouco tempo, a experiência de navegação na web era ruim nos dispositivos móveis. As telas eram pequenas e a conexão, lenta, argumentou.
“Agora que os planos de dados não estão tão caros e os aparelhos melhoraram em termos de visualização gráfica, as pessoas estão vendo que seu uso não é só para leitura de e-mail.”O consultor disse que o Brasil possui gargalos de infraestrutura tecnológica, mas esse problema ainda está longe de restringir o crescimento dos dispositivos. “As pessoas estão agora começando a comprar pacote de dados. A sobrecarga de banda larga não acontecerá de forma tão rápida por aqui.”
Oportunidades trazidas pelos dispositivos móveisAcompanhando as mudanças no padrão de uso da tecnologia, a operadora Claro detectou algumas tendências. “O design e modelo dos aparelhos não é mais tão importante”, comentou Ricardo da Silva Santoro, diretor executivo de TI da operadora Claro.
O consumidor está mais interessado nas funcionalidades dos dispositivos, como integração com Facebook, Twiter e Flickr, disse ele.
Santoro apresentou alguns dados da consultoria Gartner, que estimam que 468 milhões de smartphones e 50 milhões de tablets serão vendidos em 2011. Dos 50 milhões de tablets, 25% deles devem ser comprados por empresas, “o que aumenta a previsão dos gastos de TI”.
Em contrapartida, a previsão de vendas de PCs em 2011 e 2012 tende a cair em função do aumento de vendas de tablets.Santoro também apresentou outro dado, da consultoria Canalys, sobre smartphones, que corrobora a expectativa de forte crescimento. No primeiro trimestre de 2011, as vendas ao redor do mundo somaram US$ 101 bilhões, ante US$ 55,2 bilhões do mesmo período de 2010. Foi um crescimento de 83%.
A Ásia liderou o movimento de expansão de vendas, partindo de um faturamento de US$ 18,8 bilhões no primeiro trimestre de 2010 para US$ 37,3 bilhões neste ano – expansão de 98%. A América Latina foi a segunda região que mais cresceu em termos percentuais (86%), saindo de US$ 3,5 bilhões para US% 6,5 bilhões.
Tablet. Versatilidade para todos públicos.
No Brasil, as vendas de Tablets e Smartphones se expandiram devido à queda de preços dos aparelhos e serviços de dados, o que está trazendo mais consumidores de tecnologia, segundo o gerente de estratégia de negócios em celulares da LG, Rodrigo Tamellini Ayres.
De acordo com informações das consultorias GFK e Androlib, a
s vendas de smartphones no Brasil saltaram de 193 mil unidades em março de 2010 para 528 mil em março deste ano. No mesmo período, o preço médio dos aparelhos caiu de R$ 966 para R$ 694, ao passo que os aplicativos disponíveis para smartphones avançou de 39 para 308.
- Com informações da Amcham -