- Do Correio Braziliense/Agência Brasília - Na estreia do programa de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz chamou a atenção ao chamar de chiqueiros os hospitais públicos que visitou no começo do mandato, no início deste ano. À época, ele decretou estado de emergência em razão do desabastecimento e das condições físicas observadas nas unidades de saúde do Distrito Federal. Esse foi o tema principal do programa, que foi ao ar às 7h de terça-feira (6/9).
Ao apresentar exemplos de problemas e superações, Agnelo citou a solução relacionada aos estoques dos hospitais. Eles foram rapidamente repostos para abastecer as localidades que necessitam dos produtos, segundo o governador.
Falta de profissionais
O governador lembrou o caso do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), que, segundo ele, estava prestes a fechar as portas no início do mandato. Ele ressaltou como foi possível mantê-lo em funcionamento com o dobro de pacientes sendo atendidos.
Ainda falta muito a ser feito, no entanto. O hospital conta atualmente com um quadro de 10 anestesistas, quando o ideal seriam 50 médicos trabalhando 20 horas semanais. Segundo a direção do HRSM, esse é um problema que afeta toda a rede pública, mas espera-se que seja amenizado com a chegada de novos funcionários, aprovados no último concurso público.
Depois da estreia no rádio, Agnelo deu posse a 1.221 profissionais de saúde durante solenidade no Centro de Convenções. Foto: Roberto Barroso.