Foto Flávio Antunes / SN1
O presidente do TRE/SE desembargador Luiz Mendonça, sofreu grave atentado a bala na manhã desta quarta-feira (18), em Aracaju. Seu carro ficou todo perfurado.
Por volta das 9h desta quarta-feira, 18, o carro do Tribunal de Justiça de Sergipe, que estava sendo usado por Luiz Antônio Araújo Mendonça, 61 anos, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, foi metralhado quando trafegava na avenida Beira Mar no cruzamento da ponte, com direção a Coroa do Meio, na capital.
Com os disparos, o motorista do desembargador Luiz Mendonça, Cabo Jailton Pereira Batista, recebeu alguns disparos e foi levado para o Hospital de Urgência de Sergipe e permanece entubado na Ala Vermelha. O presidente do TRE foi atingido com um tiro no ombro e foi levado para um hospital particular de Aracaju.O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, a cancelou a sessão extraordinária marcada para esta noite. Lewandowski e concedeu entrevista coletiva na sede do TSE em Brasília.
Na entrevista, Lewandowski manifestou sua preocupação com o caso: "Queremos demonstrar a preocupação do Tribunal Superior Eleitoral e de toda a Justiça Eleitoral com o atentado hoje de manhã sofrido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, desembargador Luiz Mendonça. Esse atentado, evidentemente, preocupa a todos nós, mas todas as providências estão sendo tomadas para esclarecer o mais rapidamente este caso.
Nós já conversamos com o ministro da Justiça, conversamos também com a direção-geral da Polícia Federal, com o governador do estado e com o próprio presidente do Supremo Tribunal Federal. Todas as forças de segurança do país e do estado estão mobilizadas para esclarecer o mais rapidamente possível os fatos que envolvem esse atentado e descobrir também os responsáveis por esse ato criminoso.
Eu, pessoalmente, estou me deslocando, neste momento, para o estado de Sergipe para acompanhar o início das investigações. Já conversei por telefone com o desembargador Luiz Mendonça, ele está bem. Embora o seu motorista tenha sido atingido no atentado, ele pessoalmente escapou, com alguns ferimentos, foi atingido por alguns tiros de raspão, tem alguns fragmentos ainda de metal e vidro no corpo, mas aparentemente ele está bem de saúde, fora de perigo.
Na verdade, nós temos duas informações sobre o motorista. Nós temos uma primeira informação que o motorista teria falecido e outra informação, do próprio presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Luiz Mendonça, que o motorista estaria em estado grave. São informações conflitantes que nós vamos agora pessoalmente verificar."
Até segunda-feira (16), o TSE havia recebido 15 pedidos de reforço da segurança para garantir a votação no dia 3 de outubro em 121 municípios de quatro estados, todos da região Norte.