Woodstock completa 41 anos
Em 15 de agosto 1969, 500 mil jovens participaram de evento que se tornou símbolo de uma geração
WASHINGTON - O mítico festival de Woodstock, que foi celebrado pela primeira vez em 1969 nos Estados Unidos e se tornou o símbolo de uma geração, completou 41 anos neste domingo, 15.
No dia 15 de agosto de 1969 o Festival de Música de Woodstock abria as suas portas pela primeira vez, prometendo música, "paz e amor" durante três dias nos quais se reuniram milhares de jovens com vontade de mudar o mundo.
Considerado um dos melhores festivais de música da história, ele reuniu 500 mil espectadores em uma fazenda de Bethel, no estado de Nova York. Na época, os participantes pagaram o equivalente a US$ 6 por um dia no evento.
Inicialmente, o festival estava programado para ser realizado no povoado de Woodstock no Ulster County, mas devido aos protestos dos moradores, teve que ser transferido para um local em Sullivan County, também no estado de Nova York.
Cantores como Joe Cocker com seu inesquecível With a Little Help From My Friend, a cantora de origem hispânica Joan Baez, Janis Joplin, ícone do movimento hippie, o guitarrista hispânico Carlos Santana, o grupo Crosby, Stills, Nash & Young e o guitarrista Jimi Hendrix fizeram parte desse encontro que serviu de trilha sonora a toda uma geração e se transformou em um mito.