Marco Maia é reeleito presidente da Câmara
"Não tenho dúvidas de que vamos produzir uma boa pauta para que o povo brasileiro possa se orgulhar dos deputados que elegeu", afirmou Maia, da mesa da Câmara, logo depois de eleito.O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) foi reeleito para o cargo nesta terça-feira (1º). Maia disputou o a presidência com outros três deputados – Sandro Mabel (PR-GO), Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Chico Alencar (PSOL-RJ)Votaram 509 dos 513 deputados. Maia recebeu 375 votos; Mabel, 106; Alencar, 16; e Bolsonaro, 9. Houve três votos em branco e nenhum nulo.Em mais de três horas de votação, os deputados federais elegeram na noite desta terça-feira, 1°, o deputado petista Marco Maia (RS) para um mandato de dois anos como presidente da Câmara. Com o apoio da maioria esmagadora dos partidos que compõe a Casa, Maia derrotou os outros três postulantes com uma vantagem de 241 votos. Os deputados também confirmaram a chapa governista para a Mesa Diretora.
A votação confirma previsões de aliados de Maia, que esperavam que o candidato do PT conseguisse cerca de 400 votos. Partidários de Mabel, por sua vez, mostraram mais otimismo do que comprovou a realidade, já que esperavam que os setores descontentes do governo descarregassem até 130 votos em sua candidatura.A candidatura de Jair Bolsonaro, avulso do PP, foi considerada um “protesto” do deputado contra a “submissão” dos partidos ao governo do PT. Já Chico Alencar, cuja bancada têm apenas três deputados, surpreendeu, com 16 votos.
Além do novo presidente, os parlamentares escolheram ainda os demais integrantes da Mesa Diretora da Câmara. Rose de Freitas (PMDB-ES) é a primeira mulher a ocupar uma vaga na mesa da Câmara, informou a assessoria da Casa.Rose de Freitas é a primeira mulher eleita para um cargo na Mesa Diretora da Câmara, que tem como função cuidar da administração da Casa. O mandato dos eleitos para os cargos é de dois anos.Além de presidente e dois vice-presidentes, a mesa é composta ainda por quatro secretários e quatro suplentes. Os eleitos para os cargos foram indicados pelos partidos por acordo entre as bancadas.
Veja quem são os novos integrantes da mesa na Câmara Federal:Presidente: Marco Maia (PT-RS)1º vice-presidente: Rose de Freitas (PMDB-ES)2º vice-presidente: Eduardo da Fonte (PP-PE)1º secretário: Eduardo Gomes (PSDB-TO)2º secretário: Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP)3º secretário: Inocêncio de Oliveira (PR-PE)4º secretário: Júlio Delgado (PSB-MG)
Lembra do deputado 'que se lixa'?O deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) foi eleito um dos suplentes de secretário da Mesa. Ele ficou nacionalmente conhecido após dizer que estava "se lixando" para a opinião pública.Em maio de 2009, Moraes era relator de um processo contra o ex-deputado Edmar Moreira (PR-MG) no Conselho de Ética. Moreira ganhou fama por ter sido dono de um castelo no interior de Minas Gerais, depois transferido para os filhos, e foi investigado por ter suposto desvio de recursos de verba indenizatória da Câmara.Moraes havia anunciado a intenção de absolver o colega Edmar Moreira. Quando questionado sobre a possível reação da opinião pública, disse a frase que o deixou famoso: "Eu estou me lixando para a opinião pública. Até porque parte da opinião pública não acredita no que vocês (jornalistas) escrevem. Vocês batem, mas a gente sempre se reelege".A sua reeleição mostra que o eleitor "sabe escolher" bem em quem vota...Os demais suplentes eleitos nesta terça são o deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), Manato (PDT-ES), Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE).