Jardel Sebba é eleito novo presidente da Assembléia Legislativa de Goiás
Em solenidade os 41 deputados eleitos em 2010 foram empossados para a 17ª Legislatura.
- Por Carlos Mossoró -
mossoro-reporter.blogspot.com
Os 41 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomaram posse como titulares da 17ª legislatura, em cerimônia realizada ontem, terça-feira (01/2) ,na Assembleia Legislativa, de acordo com o que prega o Regimento Interno e a Constituição Estadual.Dezenas de autoridades estaduais, municipais e federais prestigiaram a solenidade de posse dos deputados estaduais eleitos. Entre outros, estiveram no plenário o governador Marconi Perillo (PSDB); o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Paulo Teles; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Abdon Moura.
Também estiveram presentes os ex-governadores de Goiás, Helenês Cândido, os ex-presidentes da Assembleia Legislativa, Célio Silveira (PSDB) e Sebastião Tejota; o arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz; o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Iram Saraiva (PMDB); o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás, Henrique Tibúrcio; o conselheiro Edson Ferrari, presidente do Tribunal de Contas do Estado; e o conselheiro Walter José Rodrigues, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios.
Enviaram representantes a Universidade Federal de Goiás, a Universidade Estadual de Goiás, a Igreja Fonte da Vida, a Convenção de Pastores de Goiás, a Brigada de Operações Especiais e a Base Aérea de Anápolis.
Em votação aberta e unânime, Jardel Sebba (PSDB) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Goiás para os próximos dois anos. Os demais membros da Mesa Diretora da Casa foram escolhidos respeitando-se a proporcionalidade partidária. A próxima sessão foi convocada para terça-feira, dia 15 de fevereiro, às 15 horas.Em votação pela primeira vez aberta para eleição da Mesa Diretora da Casa, foram eleitos, hoje, 1º de fevereiro, os seus novos membros: presidente, 1º e 2º vice-presidentes e 1º, 2º, 3º e 4º secretários para o próximo biênio na Assembleia Legislativa.A escolha dos integrantes foi feita em votação nominal, cargo a cargo, para um mandato de dois anos. Apenas um candidato foi apresentado para cada cargo da Mesa Diretora, encabeçada pelo deputado Jardel Sebba (PSDB).Confira quantos votos cada eleito alcançou na votação:- Presidente Jardel Sebba (PSDB): 41 votos a favor;- 1º vice-presidente Fábio Sousa (PSDB): 41 votos a favor;- 2º vice-presidente Bruno Peixoto (PMDB): 40 votos a favor e 1 abstenção;- 1º secretário Valcenôr Braz (PTB): 40 votos a favor e 1 abstenção;- 2º secretário Álvaro Guimarães (PR): 39 votos a favor, 1 contrário e 1 abstenção;- 3º secretário Humberto Aidar (PT): 40 votos a favor e 1 abstenção;- 4º secretário Nélio Fortunato (PMDB): 40 votos a favor e 1 abstenção.Todas as abstenções foram do deputado Misael Oliveira (PDT). O único voto contrário (contra a indicação de Álvaro Guimarães) foi do deputado Túlio Isac (PSDB).Logo após a votação, a nova Mesa Diretora foi empossada, com a Presidência sendo transferida de Helder Valin (PSDB) para Jardel Sebba.Em discurso rápido, Jardel disse que o Parlamento é a voz do cidadão na sociedade democrática, citando o sociólogo Norberto Bobbio. "Meu compromisso maior será com a democracia e com a transparência, o Legislativo já avançou muito, mas é preciso mais modernidade, sem meios-termos e sem retrocessos", afirmou.